Chega ao Rio de Janeiro a 8ª edição da Conferência Cidades Verdes

Neste ano, o tema é ‘O futuro da água e da energia nas cidades sustentáveis’.

Amanda Martins e Karolina Neves*

A 8ª edição da Conferência Cidades Verdes acontece no Rio de Janeiro até esta quarta-feira (18), no Centro de Convenções da Firjan, no Centro da cidade. Com o tema ‘O futuro da água e da energia nas cidades sustentáveis, o evento, que teve início nesta terça (17), reúne cerca de 300 pessoas.

A conferência pretende alinhar os eixos do desenvolvimento sustentável nas metrópoles às práticas ESG – sigla que em inglês significa sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. Estão envolvidos poder público, iniciativa privada, academia, mídia, parlamento e sociedade civil. 

O encontro é realizado pelo Instituto Onda Azul, organização sem fins lucrativos que atua na gestão de projetos socioambientais, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. 

"Acho que o evento tem conseguido atingir o objetivo que é trazer esses assuntos que estão na borda da sustentabilidade pra sociedade civil saber se prevenir da melhor maneira possível", considera o diretor-executivo do Instituto Onda Azul, André Esteves.

O evento, que acontece desde 2011, discutiu na abertura o tema “O Futuro da Água”. Os painéis abordaram a universalização do acesso à água, a gestão integrada de recursos hídricos e os impactos das mudanças climáticas no uso desse recurso vital. 

"Se você tem despejo irregular de esgoto, não tem a coleta adequada, ou se as pessoas não têm acesso a água para consumo humano, você não tem condições de ter um ambiente sustentável", destaca o presidente da Cedae, Agnaldo Ballon.

Nesta quarta (18), a pauta será "Energia e Mobilidade”.  

O evento é patrocinado pela Eletronuclear, Cedae e Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro). Tem apoio de instituições como a Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Anamma (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), a ONG internacional Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade) e o C40 – Grupo de Grandes Cidades para Liderança do Clima.

Confira a reportagem completa no vídeo acima.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.