Chuvas Norte Fluminense: prefeito de Carapebus fala em maior tragédia da cidade

Prefeitura decretou estado de calamidade pública depois que um temporal atingiu a cidade; um idoso morreu atingido por raio

Karol Neves*

Na tarde de ontem (30), um idoso morreu atingido por um raio.  Reprodução
Na tarde de ontem (30), um idoso morreu atingido por um raio.
Reprodução

Nesta quinta-feira (01), o prefeito de Carapebus, município do Norte Fluminense, Bernard Tavares, decretou estado de calamidade pública depois que um temporal atingiu a cidade, na tarde de quarta-feira (30). De acordo com ele, essa foi a maior tragédia natural da história da região.

"É um momento difícil, a gente tá desde 3h da manhã nas ruas, já resgatamos idosos, já resgatamos crianças, eu estou aqui pessoalmente, e nós não vamos medir esforços", disse ele num vídeo em um rede social.

O fornecimento de água tratada foi paralisado no município de Carapebus, depois que a tempestade provocou a queda de energia nas áreas onde estão localizadas as captações de água do Sacarrão e da Maricota. De acordo com a Rio+Saneamento, concessionária reponsável pelo serviço, o abastecimento será regularizado assim que o problema na rede elétrica for solucionado.

Na tarde de ontem, um homem de 79 anos morreu depois de ter sido atingido por um raio na cidade.

Na cidade de Conceição de Macabu, também no norte do estado, o Corpo de Bombeiros foi acionado para deslizamento de terra no bairro Vila Nova, onde uma idosa foi resgatada e encaminhada para o Hospital Ana Moreira. O rio onde é feita a captação de água da cidade transbordou e a Prefeitura suspendeu o abastecimento. As aulas desta quinta-feira (30) também foram canceladas.

Em Macaé, choveu mais de 150mm, desde o início da madrugada. Uma escola ficou inundada e 20 crianças e 10 funcionários precisaram ser retirados pelo Corpo de Bombeiros.

*Sob supervisão de Natashi Franco