Cidades Excelentes: Saiba quais são os três municípios premiados

Premiação aconteceu nesta sexta-feira (04), na Zona Sul do Rio

Karol Neves*

Prêmio Band Cidades Excelentes 2022.  Reprodução
Prêmio Band Cidades Excelentes 2022.
Reprodução

Nesta sexta-feira (04), os municípios de Niterói, Iguaba Grande e Saquarema foram os grandes vencedores da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, que aconteceu no auditório da Fecomércio, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Dos 92 municípios do estado, as três cidades foram consideradas excelentes nos seis pilares fundamentais para promover o desenvolvimento regional e o bem-estar da população.

A premiação, criada pela TV Band, tem como objetivo, incentivar um maior desenvolvimento regional e promoção de qualidade de vida para os moradores dos municípios envolvidos. Para chegar aos finalistas, o Instituto Aquila, parceiro da Band no projeto, criou um índice de gestão municipal para medir o nível de excelência de um município, o IGMA.

"Esse prêmio contribui para que as cidades, através de seus projetos, através do seu trabalho, consigam, além de ganhar um prêmio, difundir esse trabalho importante para outras cidades, para outros estados, e quem ganha é o país", afirmou o diretor-geral da Band Rio, Cláudio Giordani.

As melhores cidades no estado foram premiadas nas categorias: governança, eficiência fiscal, transparência, educação, saúde e bem-estar e sustentabilidade, a nova categoria deste ano.

"Não tem perdedores. Todos ganham, a população ganha, os municípios ganham e esse é o nosso grande objetivo de criar essa ferramenta que demorou cerca de dez anos pra ser construída", disse Alan Torquetti, diretor do Instituto Aquila.

Entre os municípios com menos de 30 mil habitantes, Iguaba Grande, Areal e Miguel Pereira foram os finalistas. Neste ano, quem ganhou o prêmio foi Iguaba, na Região dos Lagos.

"Estamos trabalhando para melhorar a vida das pessoas e colocar Iguaba numa posição de destaque na região, no estado, e vamos agora disputar o nacional", disse o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Medeiros.

Já na disputa entre cidades com população entre 30 mil e 100 mil habitantes, a vencedora foi Saquarema, na Região dos Lagos.

"Tudo o que a gente tem feito lá em Saquarema a gente tem feito com objetivo de melhorar a vida das pessoas, e eu acho que esse prêmio só mostra que a gente tá no caminho certo, que realmente a gente tá fazendo a diferença, que a nossa gestão realmente tá fazendo diferença na vida dos moradores", disse a prefeita de Saquarema, Manoela Peres.

Com mais de 100 mil habitantes, Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi o município vencedor e ainda conquistou mais cinco categorias.

"Niterói fez uma escolha há dez anos atrás de fazer um planejamento estratégico e pensou a cidade de maneira integral e integrada, e é por isso que hoje a gente consolidou mais uma vez o trabalho coletivo", falou Bira Marques, secretário executivo da Prefeitura de Niterói.

Veja a lista de todos os ganhadores em cada um dos pilares:

Infraestrutura e mobilidade urbana

-Até 30 mil habitantes: Iguaba Grande

-De 30 a 100 mil habitantes: Arraial do Cabo

-Mais de 100 mil habitantes: Niterói

Saúde e bem-estar

Até 30 mil habitantes:Miguel Pereira

De 30 a 100 mil habitantes: Arraial do Cabo

Mais de 100 mil habitantes: Niterói

Governança, eficiência fiscal e transparência

Até 30 mil habitantes: Sapucaia

De 30 a 100 mil habitantes: Paraty

Mais de 100 mil habitantes: Niterói

Desenvolvimento socieconômico e ordem pública

Até 30 mil habitantes: Areal

De 30 a 100 mil habitantes: Seropédica

Mais de 100 mil habitantes: Niterói

Educação

Até 30 mil habitantes: Miguel Pereira

De 30 a 100 mil habitantes: Santo Antônio de Pádua

Mais de 100 mil habitantes: Teresópolis

Sustentabilidade

Até 30 mil habitantes: Iguaba Grande

De 30 a 100 mil habitantes: Paracambi

Mais de 100 mil habitantes: Niterói

*Sob supervisão de Natashi Franco