Band Rio

Confira locais onde o uso de máscaras continua obrigatório na Capital Fluminense

Decreto da Prefeitura do Rio flexibiliza o uso de máscaras em lugares fechados

Pedro Cardoni (sob supervisão de Natashi Franco)

Os estabelecimentos cariocas podem decidir sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras
Os estabelecimentos cariocas podem decidir sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras
Tomaz Silva/Agência Brasil

De acordo com decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro, publicado na última segunda-feira (7), o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados foi declarado na Capital Fluminense. Os estabelecimentos e instituições cariocas podem decidir entre continuar com a exigência do uso da proteção facial ou se adaptar a nova recomendação da Prefeitura.

Confira a lista:

Rio Ônibus

O Rio Ônibus respeita a decisão das autoridades competentes, mas recomenda aos passageiros que continuem utilizando máscaras e que mantenham higienização das mãos durante e após uso do transporte público.

VLT Carioca

O uso das máscaras de proteção não é mais obrigatório para embarque no VLT Carioca tendo em vista o Decreto Rio N° 50308. Ainda assim, o VLT recomenda aos seus usuários que sigam utilizando o item de prevenção durante as viagens no transporte.

A Concessionária reforça ainda que mantém a higienização de suas composições ao fim de cada trajeto, como tem feito desde o início da pandemia.

Durante essa semana, até existir uma atualização no aúdio, ainda deve falado na transmissão que as máscaras são obrigatórias.

MetrôRio

O MetrôRio informa que, conforme disposto no Decreto n. 50.308, publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, pela Prefeitura do Rio de Janeiro, e também em conformidade com o Decreto n. 47973, publicado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em 3 de março de 2022, o uso de máscara deixou de ser obrigatório em ambientes fechados no Município do Rio de Janeiro, inclusive no transporte público. Dessa forma, a partir da data de hoje, o uso de máscaras faciais dentro do sistema metroviário passa a ser uma escolha individual de cada cliente. O MetrôRio informa que continuará a adotar todas as melhores práticas de higienização e limpeza nos trens e estações do sistema.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj),  mantém o uso de máscaras nas dependências de  todas as suas unidades, apesar do Decreto da Prefeitura (50.308 de 7 de março de 2022), liberando a população da utilização deste equipamento de proteção individual em espaços abertos e fechados.

A exigência é extensiva ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP/Uerj),  considerando que a vacinação no público infantil progride com lentidão em diversos municípios.

A decisão da Uerj está respaldada na recomendação da Comissão para Avaliação Planejamento e Implementação das Ações Necessárias ao Retorno Presencial no âmbito da Uerj.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Na noite desta segunda-feira, 7/3, o Grupo de Trabalho Multidisciplinar de Enfrentamento à Covid-19 da UFRJ (GT-Coronavírus) emitiu nota técnica sobre uso de máscaras nos campi da Universidade.

Segundo o comitê de pesquisadores que assessora a Reitoria da UFRJ, o uso de máscaras deve permanecer obrigatório nos ambientes fechados da Universidade. Já em espaços abertos sem aglomeração, o uso de máscaras pode ser liberado. “O GT-Coronavírus continuará acompanhando diariamente a evolução da pandemia e em momento oportuno emitirá novas recomendações”, finaliza a nota.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Embora a Prefeitura do Rio de Janeiro tenha editado o Decreto 50.308, de 7 de março de 2022, a PUC-Rio recomenda o uso de máscara no campus, como medida de autoproteção e cuidado com o próximo.

Vamos manter o campus seguro!

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)

O uso de máscaras faciais não será mais obrigatório, a partir desta quarta-feira (09/03), para acessar ou permanecer no prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e no Palácio Tiradentes. A decisão foi tomada com base nos termos do Decreto Rio 50.308, de 07/03/2022, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A utilização interna de máscaras na Alerj será opcional, seja para funcionários e/ou visitantes. O uso obrigatório vale somente para atividades próprias e terceirizadas que atendam ao público interno e externo da Casa, como as portarias.

Associação Comercial do Rio de Janeiro

A Associação Comercial do Rio de Janeiro apoia a decisão do Comitê Científico da Prefeitura do Rio e do prefeito Eduardo Paes, tomada na manhã desta segunda-feira (7), de acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados.

Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN)

Com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras determinado por prefeituras de várias cidades brasileiras, as instituições bancárias irão observar as regras locais para o ingresso dos clientes às agências. O uso de máscaras pelos funcionários e colaboradores dos bancos seguirá a previsão da legislação trabalhista que dispõe sobre a necessidade de medidas sanitárias nos estabelecimentos.