Corpo de ex-assessor de Gabriel Monteiro é enterrado no Rio

Consultor no gabinete do vereador Gabriel Monteiro, Gustavo Lima, estava presente na cerimônia e foi expulso do local por familiares da vítima.

Felipe de Moura*

Corpo de Vinícius foi enterrado hoje Reprodução
Corpo de Vinícius foi enterrado hoje
Reprodução

O enterro do ex-assessor do Gabriel Monteiro, Vinícius Hayden Witeze, aconteceu nesta segunda-feira, no Cemitério municipal de Mesquita, na Baixada Fluminense. Ele morreu em um acidente de carro na noite do último sábado, na estrada RJ-130, que liga Teresópolis a Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Familiares de Vinícius, muito abalados, não quiserem gravar entrevista. Durante o velório, houve confusão depois que Gustavo Lima, advogado e consultor no gabinete do Gabriel Monteiro, apareceu no cemitério. Ele foi expulso do local por familiares.

“Fui ao enterro em nome próprio, pois sou amigo do Vinícius há quase vinte anos. Lamentavelmente, algumas pessoas que não o conhecem há mais que um ano, não souberam respeitar a dor dos seus verdadeiros amigos e da sua mãe, que, inclusive, me mandou mensagem indignada com o ocorrido e dizendo que, se tivesse me visto chegar, teria me dado um abraço”, alegou Gustavo Lima

Vinícius morreu no local do acidente, mas uma amiga, que estava com ele no carro sobreviveu ao capotamento. Ela chegou a ser encaminhada para o Hospital das Clínicas de Teresópolis, mas já recebeu alta e passa bem.

A mulher, que não teve o nome divulgado, disse à polícia que eles tinham ido fazer um passeio na região e que o carro estava abastecido com gasolina de baixa qualidade e que já tinha dado sinais de problemas. Ela ainda falou que nenhum dos dois usavam cinto de segurança e que a causa do acidente teria sido a escuridão da estrada e a falta de sinalização da mesma.

“A própria vítima que estava com o rapaz que morreu disse que ela tem como afirmar com certeza que não havia perseguição, manipulação, ameaça, nada disso. Ela, em depoimento, tanto em áudio, quanto por escrito, disse que houve uma fatalidade. A princípio, ele bateu num barranco e capotou”, disse Márcio Mendonça, delegado do caso.

Em nota, a Polícia Civil disse que "a sobrevivente foi ouvida e descartou qualquer tipo de intervenção de terceiros. Diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias do acidente". Mesmo assim, o carro de Vinícius vai passar por éticos para verificar se houve qualquer adulteração. A principal linha de investigação do caso é de acidente de trânsito.

Nas redes sociais, Gabriel Monteiro alegou que não tem relação com o acidente. “Quem me conhece sabe que não desejo mal a ninguém. Meu ex-assessor que tinha sido pego oferecendo 600 mil reais a outro assessor para forjar provas contra mim. Que foi flagrado junto com o 02 da máfia do reboque. Morreu num acidente. É triste demais. Jamais torceria por esse fim! Após tentarem me forjar em estupros, pedofilias, assédios, e mil outros crimes. Vão falar que eu o matei. De coração, que ele esteja com deus. Imagino a dor dos seus pais, pessoas maravilhosas”, escreveu no Facebook.

Vinicius Hayden é um dos ex-assessores do vereador Gabriel Monteiro que o denunciaram por assédio sexual e moral. Na semana passada, ele depôs na Câmara Municipal do Rio por cerca de três horas. Cópias do termo de declaração de Vinícius contra o vereador foram encontradas dentro do carro. Ele ainda usou um colete a prova de bolas para depor na Câmara e disse aos vereadores que estava sofrendo ameaças. Vinícius também chegou a procurar a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos para pedir segurança.

“Nós pedimos que ele fizesse a solicitação (da segurança) por escrito apontando as razões. Ele nos disse que na segunda-feira (hoje) estaria levando esse pedido à Câmara, inclusive com provas. Nós só podemos lamentar o que aconteceu, estamos muito tristes, estamos muito chocados com a morte desse rapaz”, disse Teresa Bergher, vereadora do Rio.

Gabriel Monteiro responde a um procedimento na câmara que pode levar à cassação dele. Ele é réu por filmar uma relação sexual com uma adolescente e também é investigado pela polícia por assédio.

PERÍCIA VAI INVESTIGAR MORTE

Uma perícia vai ser feita no carro do ex-assessor que denunciou o vereador Gabriel Monteiro por assédio moral e sexual, nesta segunda-feira (30). O veículo de Vinicius Hayden capotou em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, no último sábado (28), e o homem não resistiu ao acidente.

Os agentes vão investigar as partes mecânicas e elétricas do carro e o tipo de combustível utilizado no veículo. Além disso, câmeras de segurança do local também vão ser analisadas pelos peritos.

Uma mulher também estava no veículo no momento do acidente e acredita que a escuridão e a má sinalização da estrada causaram o capotamento. Ela também afirma que o carro foi abastecido com gasolina de baixa qualidade e que nenhum dos ocupantes usava cinto de segurança.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco