Band Rio

Criminoso que assaltava taxistas no Rio é preso pela segunda vez

Leonardo Barros esteve na prisão por 12 anos e voltou a cometer os delitos

Rafaella Balieiro (sob supervisão)

Mais de 10 taxistas já reconheceram o criminoso
Mais de 10 taxistas já reconheceram o criminoso
Divulgação/ Polícia Civil

Foram anos se passando por falso passageiro até a segunda prisão feita ontem (07). Leonardo Barros da Silva já esteve preso por doze anos, mas logo após a liberdade, ele voltou a cometer o mesmo tipo de crime. Leonardo abordava taxistas, escolhia uma corrida e no percurso anunciava o assalto.

Até o momento, 16 vítimas já reconheceram o assaltante que foi levado para a Delegacia de Polícia da Gávea, na Zona Sul do Rio. Um taxista identificou o criminoso ontem, o motorista foi vítima do assaltante em 9 de setembro, no Jardim Botânico, também na Zona Sul da cidade.

Além de roubar dinheiro das vítimas, Leonardo também levava as chaves do carro dos motoristas. Os taxistas eram deixados próximos de favelas do Rio sem ter como sair, causando ainda mais insegurança.

“Ele agia sempre da mesma maneira, dizia o destino para o motorista e perto de chegar ao local ele anunciava o assalto. Em todos os casos ele ainda subtraia as chaves dos carros da vítima, justamente para deixar as pessoas ainda mais aterrorizadas dentro das comunidades”, comentou o delegado do caso, Daniel Rosa.

José Acácio Batista é um desses motoristas que caíram no golpe do ex-presidiário. Há cerca de seis meses, ele foi parado para uma corrida que terminou na Penha, onde ele ficou sem as chaves do carro, carteira de motorista e dinheiro.

“Eu fui vítima dele no dia 25 de março, de Botafogo até a Penha. Ele entrou na comunidade e perguntou se eu conhecia o local, ele arrancou a chave do meu carro, a carteira de motorista, o dinheiro e falou que era para eu esperar porque ia descer uma pessoa com a esposa dele e os dois filhos para trazer para Rocinha, uma pessoa ficou vigiando e à noite eu fui encontrado por outros taxistas”, concluiu o motorista.

Cerca de dois meses após o primeiro roubo, o criminoso tentou novamente abordar José Acácio, mas segundo o motorista, ele foi reconhecido e desistiu de concluir a ação. O pedido de prisão temporária já foi decretado, o próximo passo é seguir com as investigações e após a conclusão, será convertida em preventiva.