Um grupo de criminosos invadiu um colégio municipal dentro da comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, durante uma operação policial na manhã desta quarta-feira (5). Dez deles se renderam dentro da escola e outros seis foram presos dentro da favela. Vinte e uma escolas da região tiveram suas aulas suspensas.
Segundo o BOPE, a fuga da quadrilha para o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Elis Regina aconteceu por volta das 6h30, antes das crianças chegaram para as aulas. Na escola, aconteceria uma celebração de Páscoa.
De acordo com a polícia, essa era mais uma ação com o objetivo de prender criminosos de outros estados que estariam escondidos no Rio de Janeiro. Houve troca de tiros dentro da comunidade até os suspeitos fugirem para a unidade escolar, onde os agentes conseguiram negociar a rendição deles. Ao todo, 16 pessoas foram presas. Foram apreendidos três fuzis, quatro pistolas, nove granadas, cinco rádios comunicadores e cerca de três quilos de maconha.
Segundo dados de inteligência, ordens criminosas foram dadas para que a população local se dirigisse à escola para evitar a retirada de criminosos do local. Foi necessário uso de equipamentos de baixo poder ofensivo para dispersar a aglomeração que se formou na entrada do Ciep.
*Sob supervisão de Helena Vieira