Cansados de assaltos, furtos, invasões de residência, entre outros crimes, moradores de uma rua no Fonseca, em Niterói, resolveram protestar e ao mesmo tempo alertar sobre a insegurança. Instalaram cinco faixas na Rua Leite Ribeiro avisando sobre o “alto índice de assaltos” na via.
"Minha casa foi invadida duas vezes, uma no ano passado e outra no início deste ano… e aqui na rua tem tido direto invasões e assaltos porque aqui é passagem e caminho entre duas comunidades", relata a professora Marina Braga.
A Rua Leite Ribeiro faz esquina com a Homero Pinho, onde moradores também têm sido reféns da violência.
O aposentado Jorge Antônio Teixeira, por exemplo, já instalou duas câmeras de segurança na porta de casa para tentar inibir a ação dos bandidos.
“É essa sensação de insegurança que já vem acontecendo há um bom tempo que nos levou a colocar (câmeras)”, conta Seu Jorge.
Vizinho dele, o gestor empresarial Marcos Santos afirma que sua filha foi assaltada na semana passada. A inquilina de Marcos também foi alvo dos bandidos.
“Ela (filha) foi rendida por um rapaz de bicicleta, que tava armado. Ele roubou bolsa, celular… ameaçou ela, inclusive, de dar um tiro nela… e a minha inquilina parou o carro dela, da empresa, e aí pela manhã o carro tava arrombado”, lembra Marcos.
Nossa equipe circulou pelas ruas nesta terça-feira (22) e encontrou uma bala calibre 22 jogada no chão. A munição não tinha sido deflagrada.
Não vimos nenhuma viatura enquanto estávamos nos locais.
As faixas colocadas, agora foram removidas, mas moradores ainda protestam pedindo mais segurança. Recentemente eles tiveram uma reunião com a Polícia Militar pedindo reforço no patrulhamento.
Confira a nota da PM na íntegra:
"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o 12°BPM (Niterói) distribui esforços no policiamento ostensivo com foco nos dados apontados pela mancha criminal, visando coibir e prevenir práticas delituosas, inclusive no Bairro do Fonseca.
O comando da unidade também trabalha em conjunto com a delegacia da área para identificar e prender os envolvidos em tais ações.
Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na área de policiamento do 12ºBPM, o indicador total de roubos registrou queda de 11% quando comparados os períodos janeiro-junho de 2023 e janeiro-junho de 2022.
A Polícia Militar ressalta ainda a importância da colaboração da população realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - e acionando nossas equipes pela Central 190 ou via Aplicativo 190. Os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que os procedimentos investigativos sejam iniciados".