Band Rio

Cursos online e gratuitos são oferecidos para jovens de periferia

O foco da formação é cultura digital, interessados podem fazer inscrição pela internet

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

São três modalidades de curso focados em cultura digital
São três modalidades de curso focados em cultura digital
Divulgação/ Cinema Nosso

Jovens de periferia, entre 18 e 29 anos, de todo o Brasil têm a oportunidade de começar uma formação online e gratuita em cultura digital. O projeto, lançado a partir da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio do Cinema Nosso, pretende reverter o número de desempregados nessa faixa-etária no país.

Cerca de 44% desse grupo sofre com o desemprego. A grande causa, apontada por eles, foi a chegada da pandemia. Cinco a cada dez entrevistados pela pesquisa ainda dizem que trabalham como forma de complementar a renda da família.

“O LAB CN faz um importante trabalho de ensino quando o assunto é cultura digital e suas múltiplas possibilidades de atuações. Tem tudo a ver com a nossa história e, principalmente, nossa visão de futuro” conta, Lidia Mathias, Head de Comunicação da modalmais – empresa que apoiou o projeto do LAB.

A formação de 200 horas abrange conteúdos teóricos e práticos. Dentro das modalidades, os alunos podem escolher Programação, Marketing Digital e Audiovisual para Redes Sociais. O projeto ainda prevê recuperar os déficits da educação durante a pandemia e aproximas os jovens do mercado formal de trabalho.

“O objetivo é formar e conectar multiplicadores em ações relacionadas à cultura digital, audiovisual e produção de mídia. Nossa proposta é instrumentalizar, através de conhecimentos do mundo digital e tecnológico, as juventudes que lideram ou querem liderar projetos culturais, potencializando a área artística e cultural brasileira”, explica a coordenadora de projetos de juventude do Cinema Nosso, Gabriela Gonçalves.

Mais de dez mil jovens já passaram pelo Instituto Cinema Nosso, no Rio de Janeiro, para complementar a formação educacional. Os interessados podem se inscrever através desse formulário.