Band Rio

Dupla de assaltantes responsável por assaltos em Ipanema é presa pela polícia

Dados do Instituto de Segurança Pública mostram que uma pessoa é assaltada a cada duas horas na Zona Sul

Pedro Cardoni*

Athila foi preso pelos policiais na comunidade do Cantagalo
Athila foi preso pelos policiais na comunidade do Cantagalo
Divulgação/Polícia Civil

Dois jovens foram presos por uma série de assaltos na região de Ipanema e do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (23). Ao todo, a dupla foi identificada em três crimes na região.

Athila de Freitas Guilherme, de 19 anos, e um menor foram detidos depois de uma investigação com base em câmeras de segurança do local, que flagraram os assaltos.

Em um dos casos, as vítimas caminhavam pela Avenida Vieira Souto e foram abordadas pela dupla. Um dos homens foi obrigado a entregar a carteira e o telefone celular, enquanto outro conseguiu fugir dos criminosos, mas teve o casaco arrancado por um dos bandidos.

Nas redes sociais, o menor de idade preso publicou fotos usando o casaco roubado durante o assalto, o que facilitou a identificação dele. As vitimas reconheceram o assaltante e o casaco na delegacia.

Os criminosos foram identificados também como autores de assaltos na Avenida Vieira Souto na última sexta-feira (17) e sábado (18). Na sexta-feira, outro vídeo das câmeras de segurança registrou a ação da dupla. Nas imagens, os jovens cercam três pessoas que caminhavam na região. Enquanto o menor de idade aponta uma arma para as vítimas, os criminosos roubam duas bolsas e um celular dos transeuntes.

"Eles tinham uma facilidade por eles morarem no entorno, eles sabiam exatamente a hora de agir. Aquela hora que o pessoal sai dos bares. E eles tinham facilidade de ficar escondidos entre os carros esperando as vítimas andarem pelo calçadão", contou Daniela Terra, delegada responsável pelo caso.

Os homens foram presos durante uma ação policial na comunidade do Cantagalo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Athila teve a prisão temporária solicitada e o menor de idade já tinha um mandado de busca e apreensão expedido contra ele. O adolescente já tinha sido apreendido por participação em roubos e tráfico de drogas.

CRIMES NA ZONA SUL

Dados do Instituto de Segurança Pública mostram que os roubos de rua aumentaram 34% na Zona Sul do Rio de Janeiro. Cerca de 12 assaltos por dia são registrados na região. Um a cada duas horas. Em 2022, 1471 roubos de rua já foram notificados. Autoridades reforçam a importância de a população não reagir a esse tipo de crime.

"Pra gente que é profissional de segurança é difícil de saber se é uma arma de brinquedo ou uma arma de verdade. Se pra gente é complicado, imagina pra vítima. Não reajam a qualquer tipo de roubo ou assalto. É melhor não reagir por que a gente não sabe a atitude que esse bandido vai ter", alertou a delegada.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco