A partida contra o Londrina, pela 32ª rodada da Série B, será um divisor de águas para o principal objetivo do Cruzmaltino no ano. Na 4ª colocação com 48 pontos, o Gigante da Colina precisa fazer valer o mando de campo e vencer o Londrina, que é o 5º colocado com 45 pontos. O grande “X da questão” é que o Londrina joga nesta sexta-feira (23), contra a Ponte Preta, no Estádio do Café.
Uma vitória do Tubarão hoje (23), coloca Londrina e Vasco em igualdade de pontos e uma pimenta a mais para a partida entre eles em São Januário. Esse jogo significa muito, levando em consideração o momento de cada equipe, na busca pelo acesso.
O treinador recém-chegado, Jorginho, terá uma semana cheia de treinamentos para se preparar para esse jogo, que está sendo encarado como uma decisão. O setor defensivo preocupa, tendo sofrido gols nos três jogos sob o comando do novo treinador, até aqui. Mudanças na zaga podem acontecer e as opções são: Quintero, Anderson Conceição, Danilo Boza, Zé Vitor e Miranda. Este último, liberado, nesta semana, após cumprir punição de um ano por ser flagrado em um exame antidoping da Conmebol.
Além disso, o goleiro Thiago Rodrigues, que vinha sendo um destaque positivo, parece não viver uma boa fase, sofrendo 17 gols nos últimos 12 jogos. Na derrota da última partida, por 3 a 0 para o Cruzeiro no Mineirão, o camisa 1 foi bastante criticado pela torcida. Porém, no programa “Band News na Área” da BandNews FM, o apresentador e ex-goleiro Getúlio Vargas, comentou sobre a atuação de Thiago e saiu em defesa do goleiro vascaíno.
“Absolutamente zero falha (no último jogo contra o Cruzeiro). A bola desviou e ele ainda tentou salvar com o pé (no primeiro gol do Cruzeiro), mas não conseguiu. É difícil explicar tecnicamente. O goleiro está preparado para reagir tecnicamente. É um reflexo condicionado. Quando a bola vem para o Thiago, ele faz o movimento em direção ao chute, quando a bola desvia, o centro de gravidade muda, a técnica do movimento é outra, e já passou, é fração de segundos. Ele tenta reagir com o pé, a bola pode bater no pé e sair e pode bater no pé e entrar” afirmou o apresentador sobre o primeiro gol sofrido pelo Vasco contra o Cruzeiro.
O Gigante da Colina começou sua jornada rumo à Série A do Brasileirão muito bem. Foi um início muito tranquilo se mantendo invicto durante as quinze primeiras rodadas da Série B, chegando a disputar liderança da competição. Já nesta reta final, Jorginho terá muita coisa para acertar no time para que o acesso venha com o mínimo de sofrimento possível.
*Sob supervisão de João Lidington