O mês de maio também é conhecido como Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a necessidade de redução de acidentes e do número de mortos e feridos no trânsito. Durante todo esse período, o Detran realiza uma campanha de conscientização. Nesta terça e quinta-feira (23 e 25), o órgão vai realizar duas ações na Praça Apoteose, no Centro do Rio, e no Parque Olímpico, na Zona Oeste, respectivamente.
Hoje (23), o projeto é destinado aos motociclistas do Rio de Janeiro. Serão distribuídos itens de segurança no trânsito, como coletes retrorrefletivos e antenas de proteção contra linha de pipa.
Duas atividades educativas também acontecerão no local: o Circuito de Cones, em que os motociclistas são convidados a usar óculos que simulam os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante; e a Dinâmica sobre Ponto Cego, ação em que o motociclista é convidado a sentar na direção do motorista de ônibus para verificar a partir de que ponto, na lateral do veículo, ele se torna invisível.
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Into, também vai distribuir as vacinas de Influenza e de Covid-19.
Na quinta-feira (25), o evento vai acontecer no Parque Olímpico das 10h às 13h. Vai haver uma peça teatral educativa para crianças e adolescentes de instituições públicas e particulares de ensino. E, por fim, será realizada uma grande simulação de resgate de feridos de acidentes de trânsito, com a utilização de um helicóptero do Corpo de Bombeiros.
"O Maio Amarelo é uma data muito importante para intensificar essas ações. A parceria entre Estado e Prefeitura é essencial para juntarmos forças para um trânsito mais seguro", disse o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Armando Uema.
*Sob supervisão de Helena Vieira