Band Rio

Deu samba: Programa da Band promete mostrar bastidores do mundo do carnaval

Selminha Sorriso, da Beija-Flor, e Evelyn Bastos, da Mangueira, vão apresentar o "Samba Coração"; Tia Surica, matriarca do samba, vai ser repórter

Karol Neves*

Selminha Sorriso, da Beija-Flor, e Evelyn Bastos, da Mangueira, vão apresentar.
Selminha Sorriso, da Beija-Flor, e Evelyn Bastos, da Mangueira, vão apresentar.
Reprodução

No próximo dia 10, o programa "Samba Coração" vai estrear na tela da Band TV Rio, com o objetivo de mostrar o que acontece além dos tradicionais desfiles na semana do carnaval, no mundo das escolas de samba. O novo programa vai ser exibido aos sábados, às 16h.

"O foco principal é a gente comunicar para sambistas e não-sambistas o que nós estamos fazendo nesse período de pré-carnaval. E aí contando, obviamente, contextualizando a história do carnaval, a arte do carnaval, com carnavais antigos, com o carnaval atual, os enredos atuais, os enredos antigos, com sambas atuais e sambas antigos, é um programa musical. O grande barato disso é transformar tudo isso em música, tudo isso em samba, e mostrar que o samba tem essa pluralidade na sua essência", explicou o idealizador do novo programa, Gabriel David.

A porta-bandeira da Beija-Flor de Nilópolis, Selminha Sorriso, e a rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira, Evelyn Bastos, serão as apresentadoras do "Samba Coração".

"Nós estamos representando a ancestralidade daqueles que vislumbraram lá atrás, como o Paulo da Portela, entre outros bambas do carnaval, que sabiam que o samba, que os personagens pretos do carnaval eram potências", disse a porta-bandeira da escola da Baixada Fluminense, Selminha Sorriso.

A rainha da escola da comunidade da Zona Norte do Rio falou sobre a importância da dupla de mulheres pretas no comando do programa.

"A gente está com uma expectativa incrível e quando a gente fala que é por nós a gente abrange todas as pessoas que amam o samba, todas as pessoas que tem conexão com a arte do samba", compartilhou a rainha de bateria da verde e rosa, Evelyn Bastos.

Tia Surica, a matriarca do samba e símbolo da velha guarda da Portela, de 82 anos, vai ser repórter no "Samba Coração".

"Eu fico muito lisonjeada, isso é um presente que Deus tá me dando. Tão me dando flores em vida. Quem quiser fazer por mim que faça agora", afirmou a matriarca da azul e branco de Madureira, Tia Surica.