Band Rio

Escola em Duque de Caxias enfrenta condições precárias de infraestrutura

Janelas quebradas, salas de aula caindo aos pedaços, falta de ventiladores, entre outros problemas afetam o dia a dia de alunos e professores na EM Maria Clara Machado

Guilherme Nery*

Deterioração do prédio, falta de ventiladores e janelas quebradas. Esse é o estado em que se encontra a Escola Municipal Maria Clara Machado, no bairro Pantanal, em Duque de Caxias.

A unidade está em atividade desde 2004 e já era considerada precária, mas a situação vem piorando a cada ano que passa. Professores, pais de alunos e membros do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) denunciam a situação, mostrando vídeos dos banheiros rabiscados com siglas de facções criminosas, privadas sem assentos, salas de aula caindo aos pedaços e mais.

“Todos os dias durante a tarde, há uma fileira, um banco do lado de fora da escola, com alunos que ficam passando mal devido ao calor extremo dentro das salas de aula”, comenta a professora Rosângela Rosa.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, afirma que uma nova escola e creche serão inauguradas no bairro Pantanal. A unidade atenderá aos alunos da Escola Municipal Maria Clara Machado.

“A gente sabe, segundo a secretaria, que tem um prédio sendo construído, mas qual é o prazo para esse prédio estar pronto? Hoje a Escola Municipal Maria Clara Machado atende mais de 1.500 crianças em condição insalubre”, reclama Renata Rosa, membro do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE).

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil também diz que há em andamento um projeto básico para a reforma e adequação do edifício da escola. Projeto esse que será ainda encaminhado à Secretaria Municipal de Educação para aprovação.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.