Escola em Santa Cruz está há duas semanas sem luz

Alunos do Colégio Estadual Barão do Rio Branco afirmam que cabos foram roubados

Walter Farias*

Alunos do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, denunciam a falta de luz na unidade desde a volta das atividades escolares após o feriado de 7 de setembro. Segundo eles, a direção da escola informou que ocorreu um furto de cabos durante o recesso e por isso, os estudantes e professores estão sem energia elétrica.

Cátia é aluna da Barão do Rio Branco e contou que, sem energia e com temperaturas altíssimas, não tem ar-condicionado ou ventilador, então nem professores e nem alunos estão conseguindo ter aulas.

"Até o momento não tem solução. A direção já tomou as providencias, mas a Seeduc (Secretaria Estadual de Educação) não resolve problema algum aqui", disse Cátia Azevedo, mãe e aluna da unidade.

Além da dificuldade em manter as atividades escolares, a falta de energia também atrapalha o transporte dos alunos. É que sem luz, não tem como eles carregarem os benefícios do Riocard.

"Todo dia os alunos da minha turma que moram longe, pedem para pegar matéria para eles", afirmou a estudante Gabrielle Santos.

Além do problema de falta de energia, os profissionais da unidade e estudantes precisam conviver com a falta de água também. Isso acontece, porque sem a eletricidade, não é possível ligar a bomba responsável por abastecer a escola.

"A gente está sofrendo com falta de luz e a falta de água também. A gente está vivendo um descaso aqui", completou mais uma aluna do Colégio.

Nesta quarta-feira (20), nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) que em nota, confirmou o furto de cabos e informou que a luz será reestabelecida em até uma semana. Além disso, informou que as aulas no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Santa Cruz, estão acontecendo normalmente no horário diurno e, à noite, em horário reduzido, mesmo com a denúncia dos alunos de que estão apenas recebendo exercícios para casa. A Seeduc completa ainda que os conteúdos perdidos serão repostos de acordo com planejamento da direção da unidade.

*Sob supervisão de Natashi Franco.