Band Rio

Escolas municipais do Rio voltam com 100% da capacidade, sem rodízio de alunos e distanciamento

A medida começou a valer hoje na cidade para séries específicas do Ensino Fundamental

Rafaella Balieiro (sob supervisão)

O uso de máscaras ainda é obrigatório
O uso de máscaras ainda é obrigatório
Reprodução/ TV Bandeirantes

As escolas municipais do Rio estão cheias novamente, a partir de hoje (18), a Prefeitura liberou o retorno presencial de todos os alunos, não é mais necessário fazer rodízios. Essa é a primeira vez que todos puderam estar na escola ao mesmo tempo desde o início da pandemia na cidade. 

As cadeiras já puderam ser aproximadas novamente e todas as turmas podem comparecer juntas à escola. Apesar dessa flexibilização, o uso de máscara continua sendo obrigatório para alunos e funcionários da escola. 

“Eu me sinto segura e acho que esse retorno é importante para as crianças, eles estavam ficando muito tempo em casa, é bom ter contato com outras crianças. A minha filha estava querendo voltar logo”, comentou Solange Maria de Souza, recepcionista e mãe de uma aluna. 

Na primeira semana das novas medidas, alunos da pré-escola e do 1º, 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental estão liberados para retornar. Os outros estudantes vão poder voltar integralmente na próxima segunda-feira (25).

“Eu tenho dificuldade com a internet e as vezes até o próprio professor, então eu estou feliz em voltar. Eu gosto da escola, no online a gente não tem essa mesma convivência”, comentou Sofia de Souza, do 7º ano do Ensino Fundamental. 

As escolas da rede privada já tinham conseguido colocar o retorno presencial em prática ainda no final do ano passado. De acordo coma Secretaria Municipal de Educação do Rio, os mesmos protocolos de retorno das escolas particulares serão cumpridos na rede municipal. 

“Quando começamos o ano, nós ouvimos as crianças e demos voz a elas. Explicamos sobre as medidas e fizemos um acordo através de diálogo com as crianças. O espaço ao ar livre está sendo muito importante para eles, eles sentiram falta desse espaço e hoje nós priorizamos essas atividades ao ar livre”, comentou Dely Antunes, coordenadora pedagógica de uma escola da rede municipal, que aproveitou a ocasião para elogiar às crianças quanto ao cumprimento dos protocolos.