É grave o estado de saúde da escritora de livros infanto-juvenis Roseana Murray, de 73 anos, atacada por três pitbulls enquanto andava na Praia da Villa, em Saquarema, na manhã desta sexta-feira (5). Ela fazia uma caminhada de rotina quando foi surpreendida pelos animais, que saíram pelo portão de uma casa.
A vítima teve ferimentos em diversas partes do corpo e teve que ser resgatada por um helicóptero dos bombeiros. Roseana foi levada para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, e está no CTI. Ela teve o braço direito amputado, perdeu uma orelha, passou por uma reconstrução nos lábios e também passou por um processo cirúrgico para restaurar o braço esquerdo.
A polícia foi até o local que abriga os animais. Na casa, três pessoas foram detidas. Um homem foi preso em flagrante por posse de uma moto com a numeração raspada.
Outras duas pessoas, que disseram ser as tutoras dos pitbulls, foram autuadas por maus tratos aos animais. Elas são filho e enteada do homem preso no imóvel. Os dois devem responder também por lesão corporal e omissão na cautela de animais, segundo a Polícia Civil.
Roseana Murray já publicou cerca de cem livros de gêneros diversos e chegou a ser laureada com o Prêmio de Melhor Livro Infantil, pela Academia Brasileira de Letras. A escritora e poeta se mudou para Saquarema em 2002, depois de uma cirurgia na coluna. Em seu site, Roseana diz que nasceu para fazer poesia, amar, cozinhar para os amigos e para ter as portas de casa e do coração sempre abertas.
O Hospital Alberto Torres registrou dez outros casos similares em apenas três semanas. Duas crianças atacadas seguem na internação.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.