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Estações do BRT vão passar por reforma para receber novos veículos

Novos articulados são mais extensos e estações precisam ser adaptadas

Karol Neves*

Estações do BRT vão passar por reforma para receber novos veículos
Estações do BRT vão passar por reforma para receber novos veículos
Reprodução

As estações do sistema BRT vão precisar ser adaptadas para que os novos veículos articulados possam circular. O modelo de ônibus, apresentado aos cariocas na última terça-feira (27), tem capacidade para transportar até 181 passageiros e possui 23 metros de comprimento. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a Prefeitura teve dificuldade em encontrar fornecedores dos modelos menores, de 21 metros.  

As obras, que não possuem custo estimado, devem ser concluídas até o início da circulação dos novos ônibus em cada corredor. A Prefeitura afirmou, também, que vai fazer melhorias nas pistas.

“É só uma adaptação de layout para essas estações se tornarem universais, ou seja, qualquer tamanho de ônibus, elas vão poder aceitar. Não é uma reforma, de fato, é só uma mudança no layout das portas. É uma adaptação bem simples” explicou a secretária de transportes Maína Celidonio. 

Nesta quarta-feira (28), o prefeito Eduardo Paes ressaltou que a mudança da frota vai resolver os problemas do sistema, que tem circulado, frequentemente, em situação precária.

“A estação do BRT foi feita para essas adaptações, a tecnologia se desenvolve, quando nós fizemos o primeiro BRT não tinha ônibus de 23 metros, não tinha ônibus de 20,5 metros. Então isso vai acontecer o tempo todo, é natural, você vai, a medida que chegarem ônibus novos, se a indústria desenvolver tecnologias diferentes, ônibus maiores e menores, você vai ter que sempre adaptar as estações”, explicou o prefeito. 

Segundo especialistas, no entanto, um projeto diferente de mobilidade poderia melhorar o sistema apara a população.

“A quantidade de veículos necessários não foi compatível desde o início da operação do sistema” explicou a especialista Eva Vider. "Eu acredito que até o Recreio dos Bandeirantes já devia ter implantado o sistema metroviário Custaria mais caro, mas resolveria a questão da  mobilidade na cidade. Custa mais caro a curto prazo, mas a médio e longo prazo, os benefícios são tamanhos que vale mais a pena gastar agora que ficar sofrendo mais 10, 20 anos, até que uma tecnologia compatível com a demanda seja implantada 

Em abril e maio de 2022, foi feita a aquisição de 291 veículos para o sistema, sendo 220 articulados e 71 ônibus comuns. A nova frota, de acordo com a Prefeitura, começa a ser entregue entre outubro deste ano e março de 2023. A Prefeitura ainda vai licitar este ano mais 270 articulados, com previsão de entrega entre outubro de 2023 e março de 2024. Melhoria importante pra quem enfrenta todos os dias um transporte lotado e sem manutenção.