Estudantes do Rio de Janeiro conquistaram, nesta semana, três medalhas de bronze na Olímpiada Internacional de Matemática, nos Estados Unidos. Eles desembarcam no aeroporto do Galeão, no próximo sábado (15).
Eduardo Barcellos, Gabriela Tavares, Gabriel Miranda, Luísa Costa, Yasmin Caldas e Rafael Lopes são alunos do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, e competiram com jovens de 25 países durante o torneio, que aconteceu em Nova York.
A Olímpiada acontece todos os anos e é destinada aos alunos do Ensino Médio. O colégio já é conhecido em competições nacionais e internacionais pelo alto desempenho dos alunos do projeto da Sala de Aula Invertida, intitulado SICMA MATHEMA.
O professor Fernando Rocha, criador da iniciativa, comemorou a conquista dos alunos.
“Os resultados podem garantir aos competidores vagas em universidades de ponta do país, sem a necessidade de concorrer em vestibulares ou no Enem. Com essas pequenas vitórias, aumenta o propósito desses alunos”, disse.
Os vencedores dedicam a conquista ao professor e à professora Aline de Souza, além da diretora-geral, Elaine Cândido.
“Ganhar esta medalha para o Brasil é simplesmente incrível! Isso prova que nenhum sonho é impossível, já que sempre tive muita dificuldade em Matemática. O projeto me ajudou a enxergar que eu sou capaz. Se eu consigo, você também consegue”, celebrou Yasmin Caldas, estudante da 1ª série do Ensino Médio
A diretora-geral do colégio afirma que a conquista serve para demonstrar o valor do ensino público no estado do Rio de Janeiro.
“É uma grande emoção! A medalha é muito mais do que um título, é uma vitória da educação pública. É a personificação da realização de sonhos, mostrando que determinação e empenho são capazes de romper barreiras. Somos gratos à Seeduc-RJ e o Governo do Estado pela credibilidade”, comemorou Elaine.
Luísa Costa, de 16 anos, e Gabriel Miranda, de 17, têm um grande histórico de conquistas: os dois jovens ganharam medalha de ouro na Olímpiada de Matemática Sem Fronteiras, em 2022.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.