Band Rio

Estudo aponta aumento de 28% nos casos positivos de Covid-19 no Brasil

No Rio de Janeiro, o índice de positividade passou de 21,44% para 25,01% nas duas primeiras semanas de maio

Pedro Cardoni* 25/05/2022 • 11:12
A pesquisa analisou a positividade dos testes durante o mês de maio
A pesquisa analisou a positividade dos testes durante o mês de maio
Unsplash

Um levantamento detectou um aumento na positividade para casos de Covid-19 no Brasil. O estudo aponta que existe nas 900 unidades do sistema integrado de saúde cerca de 28% de positividade para o vírus.

A média semanal de resultados positivos saiu de 19,93%, na semana entre os dias 2 e 8 de maio, e 23,93%, na semana entre 9 e 15 de maio, para 28,22% na semana entre 16 e 22 de maio. Esses números representam um aumento de 8% nos casos positivos de Covid-19. No Rio de Janeiro, o índice de positividade passou de 21,44% para 25,01% no mesmo período analisado, representando um leve aumento na positividade de testes no Estado.

O número do volume de testes aplicados apresentou um aumento de 18% quando considerado todas as unidades do Brasil e de 21,2% no Rio de Janeiro. Mas, especialistas alertam que o tempo mais frio pode ser um dos motivos do aparecimento de mais casos.

"As temperaturas começam a cair no outono e inferno e com isso nós precisamos ficar atentos ao surgimento de doenças respiratórias, que incluí a Covid-19. Por isso, é importante se vacinar com a dose de reforço e vacinar as crianças acima de 5 anos", explicou Paula Bruna Araújo, gerente médica do Laboratório Sergio Franco.

A vacinação contra a Influenza também é fundamental durante esse período. O imunizante contra a Influenza já pode ser aplicado a partir dos seis meses de idade, enquanto o da Covid-19 só pode recebido por crianças de a partir de 5 anos.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco