Ex-deputado federal David Miranda morre aos 37 anos

Ele estava internado há nove meses em um hospital particular na Zona Sul do Rio, para tratar de uma infecção gastrointestinal.

Ana Clara Prevedello*

Ex-deputado federal David Miranda morre aos 37 anos
Morre o ex-deputado David Miranda aos 37 anos
Agência Brasil

Morreu hoje (9) o ex-deputado federal David Miranda, aos 37 anos. Ele estava internado em um Centro de Terapia Intensiva (CTI) desde agosto do ano passado, para tratar de uma infecção gastrointestinal.

O ex-parlamentar deixa o marido, o jornalista americano Glenn Greenwald, e três filhos, João Victor, Jonathas e Marcelo. Ele faria 38 anos nesta quarta-feira (10).

David Miranda nasceu e foi criado no Jacarezinho, na Zona Norte. Ele foi eleito vereador do Rio de Janeiro pelo PSOL em 2016 e, três anos depois, assumiu vaga como deputado federal, após a renúncia de Jean Wyllys. Miranda era defensor dos direitos LGBTQIAP+ e foi eleito, pela revista Time, como um dos dez líderes da próxima geração.

"Um homem negro, gay, favelado, cria do Jacarezinho, na capa de uma das revistas mais respeitadas do mundo como a Próxima Geração de Líderes. Vocês têm noção do quanto isso representa para mim? Só tenho a agradecer. Sigamos fortes e lutando", afirmou Miranda no Twitter em 2019, após a publicação da Time.

Eleito como o primeiro vereador declarado LGBTQIA+ da história da Câmara Municipal, Miranda priorizou a apresentação de projetos em defesa dos direitos desta comunidade.

Como vereador, foi autor de leis como a que garantiu o uso do nome social por travestis e transexuais no âmbito da administração municipal. Também foi coautor da lei que destinou R$ 3 bilhões para amenizar os impactos da pandemia da Covid-19 no setor cultural e da que reforçou as medidas de proteção aos entregadores de aplicativos, entre outras.

O marido de Miranda fez uma publicação nas redes sociais lamentando sua morte: “É com a mais profunda tristeza que eu comunico a morte do meu marido, David Miranda. Ele iria fazer 38 amanhã. Sua morte, no início desta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em paz, cercado por nossos filhos, pela família e por amigos".

O velório será nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Vereadores, no Centro do Rio, das 14h às 17h. A cerimônia será aberta ao público. Em uma nota oficial, o órgão lamentou a morte do ex-parlamentar.

“A Câmara Municipal do Rio recebeu com grande pesar a triste notícia do falecimento do ex-vereador e ex-deputado federal David Miranda. Quando ocupou uma cadeira na Casa, entre 2017 e 2019, David se destacou na luta por direitos humanos e igualdade. A Câmara se solidariza com a família, amigos e todos os que tiveram o privilégio de conviver e trabalhar ao lado de David Miranda."

*Sob supervisão de Danillo Carneiro