Band Rio

Ex-funcionários da Gama Filho cobram salários 6 anos depois de falência

Advogados da Massa Falida da faculdade afirmam que ainda não receberam da Prefeitura valor de desapropriação do terreno

Karol Neves*

Os manifestantes fizeram uma manifestação hoje (8)
Os manifestantes fizeram uma manifestação hoje (8)
Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (08), ex-funcionários da Universidade Gama Filho fizeram uma manifestação em frente à entrada da antiga faculdade, localizada na Zona Norte do Rio, para cobrar os salários e benefícios que não foram pagos depois que o local fechou as portas.

Os antigos funcionários esperam receber o pagamento depois que a Prefeitura do Rio se apropriou do terreno e demoliu os antigos prédios, para que o lugar se transforme no Parque Piedade. De acordo com eles, essa desapropriação obriga o município a pagar pelo espaço a empresa responsável pelos bens e débitos da universidade.

Os advogados da Massa Falida da faculdade afirmaram que ainda não receberam da Prefeitura o valor da desapropriação do terreno e que dependem disso para pagar os credores.

A Universidade Gama Filho, que já foi uma das melhores de medicina do Brasil e recebia milhares de alunos antes de fechar as portas, passou a contrair dívidas e, em 2009, precisou fazer um empréstimo milionário, suficiente para pagar o débito na época. No entanto, a operação entrou na mira da Justiça, por causar prejuízo para os fundos de pensão dos Correios e da Petrobras. Na época, dois sócios chegaram a ser presos. O Grupo Galileo assumiu a gestão, mas, em 2014, a universidade foi descredenciada pelo Ministério da Educação e, em 2016, a Justiça decretou a falência da universidade.

PARQUE PIEDADE

No dia 18 de novembro deste ano, o primeiro prédio da antiga Universidade Gama Filho, em Piedade, na Zona norte da cidade, começou a ser demolido pela Prefeitura do Rio. O local, que já foi um dos maiores símbolos da região, vai ser transformado, em breve, no Parque Piedade, uma área pública de aproximadamente 18 mil metros quadrados que prevê um centro cultural, esportivo, educacional e de entretenimento, depois de quase uma década abandonado.

De acordo com a Prefeitura, a demolição deve ser finalizada agora em dezembro e as obras para a construção do parque, devem ser iniciadas no segundo semestre de 2023. O entorno do espaço, inspirado no Parque Madureira, vai passar por obras de reurbanização.

"Isso é um bem pra Zona Norte, um bem pra cidade do Rio de Janeiro, tem um valor afetivo, também, todo mundo ou já estudou aqui ou tem um parente que tem alguma relação com a Gama Filho, então isso é muito importante pra Zona Norte, pra área de Piedade, de resgatar o orgulho de ser suburbano através do Parque Piedade" disse o subprefeito da Zona Norte Diego Vaz.

Segundo o subprefeito da Zona Norte, ainda não há previsão para a abertura do Parque Piedade.

*Sob supervisão de Natashi Franco