Band Rio

Familiares reconhecem corpo do piloto do bimotor que caiu em Paraty

Corpo de Gustavo Carneiro foi encontrado a cerca de 16 quilômetros da costa

Thales Teixeira (Sob supervisão)

Corpo do piloto foi reconhecido por familiares
Corpo do piloto foi reconhecido por familiares
Foto: Reprodução/TV Bandeirantes

O corpo do piloto Gustavo Carneiro, de 27 anos, um dos tripulantes do bimotor que caiu entre Ubatuba, em São Paulo, e Paraty, na Costa Verde Fluminense, foi reconhecido nesta sexta-feira (26), por familiares no Instituto Médico Legal de Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

Ele foi encontrado no final da tarde de ontem (25), a cerca de 16 quilômetros da costa e levado, de helicóptero, até a Base Aérea de Santa Cruz, também na Zona Oeste do Rio.

Marinha, bombeiros e aeronáutica continuam os trabalhos na região do acidente, ainda com esperança de encontrar as vítimas com vida. A extensão da área de busca, a falta de visibilidade e as características do mar da região tornam o trabalho desafiador.

“É uma área complicada. É um local de água profunda. O tempo não está legal na região, dificultando a visibilidade dos nossos pilotos, dos nossos mergulhadores, que estão sobrevoando a região com as nossas aeronaves. As nossas embarcações também têm muita dificuldade, porque o mar bate muito, mas vamos seguir o nosso protocolo nas buscas. O corpo de bombeiros não desiste nunca! Nós estamos em busca de encontrar as vítimas vivas”, afirmou o Secretário Estadual de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Rio, Leandro Monteiro.

Segundo a Aeronáutica, que coordena as buscas, uma área de 750 quilômetros quadrados foi sobrevoada, mas a família do copiloto José Porfírio de Brito Júnior, voltou a cobrar, através das redes sociais, mais empenho das autoridades.

“A gente respeita os familiares. A gente entende esse sentimento que eles estão vivendo nesse momento. Agora, o Corpo de Bombeiros segue um protocolo. Então eu tenho lá duas aeronaves na região, eu tenho lá várias embarcações, eu tenho lá vários mergulhadores. Eu desloquei duas unidades daqui da capital do Rio de Janeiro para o local. Então o Corpo de Bombeiros está empenhado. O Corpo de Bombeiros fica em prontidão 24 horas para salvar vidas”, rebateu o comandante do corpo de bombeiros do Rio.

Todas os três tripulantes a bordo do avião já foram identificados: Gustavo Carneiro, piloto do avião, José Porfírio de Brito Júnior, copiloto, e Sérgio Dias Alves Filho, empresário e único passageiro a bordo.

Imagens de uma câmera de segurança do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, mostram José Porfírio, o copiloto de 20 anos, caminhando junto com o passageiro Sérgio Dias Alves Filho. Esse é o último registro dos dois antes do acidente.

O avião decolou na noite de quarta-feira (24) de Campinas com destino ao Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O acidente aconteceu por volta das 21h. A aeronave não tinha permissão para fazer táxi aéreo, mas estava autorizada a fazer voos noturnos privados. Além disso, a ANAC afirmou, em nota, que o bimotor estava em situação técnica regular.