Band Rio

Faraó dos bitcoins tentou conseguir visto permanente para os Estados Unidos

Já são mais de cem pessoas que tentam o ressarcimento do dinheiro na Justiça

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

Mirelis continua foragida, Glaidson está preso no Complexo de Bangu
Mirelis continua foragida, Glaidson está preso no Complexo de Bangu
Reprodução/ Redes Sociais

A polícia descobriu que Glaidson Acácio dos Santos, o faraó dos bitcoins, estava tentando um visto norte-americano para se mudar com a esposa, Mirelis Zerpa, para os Estados Unidos. O “greencard”, como é chamado, tinha como objetivo livrar Glaidson das investigações da Polícia Civil e Federal sobre o esquema de pirâmides financeiras. Mirelis continua foragida e integra a lista vermelha dos procurados da Interpol.

Ainda de acordo com as investigações, os agentes encontraram um arquivo de admissão de Mirelis para uma universidade privada de Miami, a Atlantis University. Em áudios analisados pela polícia, enviados a amigos, Glaidson agradece a ajuda para que eles consigam sair o mais rápido do Brasil.

Além do casal, outras 14 pessoas também foram indiciadas pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e crimes contra a economia popular. De acordo com o relatório da polícia, a G.A.S Consultoria prometia lucros de 10% para clientes que investissem nas criptmoedas.

Indícios também mostraram a ligação de Glaidson com pessoas envolvidas em outros crimes, como o tráfico de drogas. Com o bloqueio de cerca de R$38 bilhões, a G.A.S Consultoria parou de pagar os clientes que haviam investido nos negócios da empresa.

De acordo com a corretora Binance, principal do mercado das moedas virtuais, a G.A.S não tinha conta jurídica na empresa, apenas no nome pessoal de Glaidson. No entanto, em contratos firmados com clientes, a Binance é a empresa que aparece como corretora utilizada pela consultoria do acusado.

Os investigadores tentam descobrir a origem do dinheiro das pessoas físicas que desconheciam o esquema de pirâmides. Já são mais de cem clientes da empresa que entraram na justiça pedindo o ressarcimento do valor investido.

“Eu guardei esse dinheiro para investir, ele era o único, agora eu não vou receber e ainda não sei como vai ficar. Esse mês a empresa não depositou o meu lucro que estava previsto no contrato. Eu investi porque conhecia muita gente que estava acreditando na empresa”, comentou uma vítima que não quis se identificar. Ela investiu R$23 mil na G.A.S Consultoria.