Band Rio

Tradição da feira de São Cristóvão completa 76 anos

Essa é uma oportunidade para retomar o turismo no local

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

Um bolo foi feito para comemorar o aniversário da feira
Um bolo foi feito para comemorar o aniversário da feira
Gustavo Sleman

A feira que celebra as tradições nordestinas em terras cariocas completa mais um ano. Já faz 76 anos que a Feira de São Cristóvão enche o pavilhão Luiz Gonzaga com comidas típicas do Nordeste, forró pé de serra e história. A noite de hoje (24) ainda terá show e comemoração do aniversário desse patrimônio cultural.

As comemorações que se estendem até o final de semana começaram no início da semana. Quem esteve no local na segunda-feira (20) ainda compartilhou um café da manhã típico, com direito a tapioca, pamonha, bolo e outros quitutes da culinária regional.

“Fazer a gestão da Feira é um desafio diário, uma grande responsabilidade que todos os membros da Comissão encaram de frente. Estamos trabalhando e nos preparando para a retomada dos eventos maiores, que feirantes e visitantes aguardam com muita esperança de dias melhores para toda a população", comentou o diretor da comissão, Luiz Carlos dos Santos.

A história da Feira começou ainda nos anos 40, quando retirantes chegaram a então capital do Brasil para trabalhar no setor de construção civil. Os encontros com amigos e parentes da mesma região, sempre regados de música e comidas típicas, começou a se tornar frequente.

Desde então, a feira foi crescendo, se tornou legalizada e passou em mais de um local. A sede atual, em São Cristóvão, abriga vários quiosques em mais de 34mil m². A última reforma, em 2003, fez com que os feirantes não precisassem mais montar e desmontar as barracas a cada final de semana, elas passaram ser de alvenaria.

Há 11 anos, a feira é considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil por uma determinação legislativa federal.

Serviço:

O espaço funciona de terça à sexta das 10h às 18h, no sábado das 10h às 23h e no domingo de 10h às 22h e está aberto ao público.

Entrada: R$ 6 reais.