Chegou o dia. Hoje (19), às 21h45, Flamengo e Corinthians decidem o título da Copa do Brasil no Maracanã. O primeiro jogo, na Neo Química Arena, terminou empatado em 0 a 0. Uma vitória simples basta para o Flamengo ser campeão, do mesmo modo o Corinthians. Um novo empate leva a partida para os pênaltis.
O Rubro-Negro é considerado favorito por boa parte dos jornalistas esportivos e ex-jogadores. Os números corroboram com essa opinião majoritária:
- O Flamengo perdeu apenas três jogos no Maracanã na temporada (dois contra o Fluminense e um contra o Fortaleza)
- Corinthians não vence o Flamengo no Maracanã desde 2015
- Última vitória do Corinthians no Maracanã foi em 2017 em cima do Fluminense, por 1 a 0.
- De 2017 para cá, o Corinthians disputou 12 jogos no Maracanã, sendo 9 derrotas e 3 empates.
- Em 2022, o Corinthians perdeu duas vezes no Maracanã (4 a 0 contra o Fluminense pelo Brasileiro e 1 a 0 contra o Flamengo pela Libertadores) e empatou uma vez (2 a 2 contra o Flu pela Copa do Brasil)
Assim como aconteceu no primeiro jogo, há uma grande festa sendo preparada antes do jogo começar. Haverá mosaico, fumaça, foguetório, e faixas em vertical na arquibancada. Segundo o jornalista Renan Moura, da Rádio Globo, 20 minutos antes da bola rolar, as luzes do Maracanã vão se apagar para um show de luzes no gramado e na arquibancada.
As organizadas vão distribuir adesivos na cor vermelha para os torcedores colocarem nas lanternas dos celulares. O mosaico vai trazer a frase que já foi usada durante a pandemia: “Sempre Contigo”.
Mais de 2 mil agentes, entre as Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além da Guarda Municipal, vão fazer a segurança da final. O jogo é considerado como um evento de “bandeira vermelha” o nível mais alto de risco.
Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, João Gomes é o único desfalque da equipe considerada ideal pelo técnico Dorival Júnior. Confira a provável escalação do Rubro-Negro:
Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Vidal, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro.
Desfalques: João Gomes (suspenso); Bruno Henrique e Rodrigo Caio (departamento médico)
Pelo lado do Corinthians, a tendência é que o treinador Vítor Pereira repita a escalação do primeiro jogo. O time não tem desfalques para a partida. Veja a provável escalação do Alvinegro:
Cássio, Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto.
O árbitro principal do confronto será um dos representantes do Brasil na Copa do Mundo:
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistente 1: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO)
Assistente 2: Bruno Boschilia (Fifa/PR)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (Fifa/RN)
Texto sob supervisão de João Lidington