Band Rio

Homem é agredido por xenofobia no metrô

A vítima teve lesões graves na cabeça e um desnível nos olhos.

Pedro Cardoni*

Agressor apontou dedo para segurança
Agressor apontou dedo para segurança
Reprodução

Câmeras de segurança do MetrôRio flagraram um passageiro sendo agredido dentro de uma composição. A suspeita é de que o crime tenha sido motivado por xenofobia, que é quando uma pessoa é discriminado por ser nordestino.

No dia 7 de junho, Paulo Vítor Araújo estava voltando do trabalho quando foi surpreendido pelo ataque de um homem enquanto ouvia música dentro do metrô. Paulo entrou na estação da São Conrado e foi atingido com uma bolsa contendo objetos pesados na estação seguinte, na Antero de Quental. O crime foi filmado pelas câmeras de segurança da composição.

“Eu fiquei sem entender o que tinha acontecido e já recebi outra agressão. Eu fiquei sem saber o que fazer. Quando ele estava saindo, ele falou assim: ‘pessoas como você eu trato assim na porrada’”, relatou a vítima.

No vídeo, um homem tenta impedir a agressão, mas o criminoso seguiu agredindo a vítima. O acusado estava acompanhado de uma mulher e o circuito interno acompanhou o embarque e o desembarque do casal. Enquanto fugia, o agressor encontrou um segurança do metrô, mas não foi detido. O segurança estaria sozinho e por conta do comportamento do agressor se sentiu intimidado. Por isso o homem não foi preso em flagrante.

A vítima não conhecia o agressor e não disse não ter tido motivo para o início das agressões.

“O que aconteceu ali foi uma tentativa de homicídio, não foi apenas lesão corporal. Ele levou vários socos no rosto, o autor bateu com algo no rosto dele. Ele teve uma fratura, desnível nos olhos, teve hemorragia cerebral. O agressor só parou de bater porque foi impedido por outras pessoas, ele iria matar”, afirmou Débora Rodrigues, delegada titular da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

Em nota, o MetrôRio lamentou a agressão e afirmou que forneceu as imagens e está colaborando com as investigações.

A polícia pede apoio da população para receber informações para identificar o agressor e a mulher que o acompanhava. As denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia no telefone 2253-1177.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco