Pacientes do Hospital do Olho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, têm reclamado de filas enormes para consultas na unidade, além da demora para marcar procedimentos. Nesta sexta-feira (28), a equipe da Band Rio flagrou diversas pessoas aguardando por atendimento no local.
Sheron Paula, assistente administrativa do SUS, realizou um transplante de córnea há dois anos e faz tratamento no Hospital. Ela afirma que precisa sair de casa muito antes do horário de ser atendida.
“A demanda aqui é muito grande. (...) Precisa ter uma organização maior. Eu saí de casa 3h da manhã pra poder chegar cedo, moro em Magé. Mas só saio daqui duas horas da tarde, três horas”, explica.
Na unidade são feitos desde exames de vista até cirurgias mais complexas, como o transplante de córnea, que é o caso de Sheron. Mas a alta demanda faz com que os pacientes enfrentem longas filas de espera.
Leila Lúcia espera há dois anos pela cirurgia de estrabismo da filha. Ela conta que as duas saem de Sepetiba de madrugada para consultarem na clínica, de três em três meses, e que os profissionais afirmam que não há vaga para o procedimento.
“Tenho que aguardar, pra voltar e tentar marcar a cirurgia dela, mas não é certo. Saímos às 2h da manhã de Sepetiba. Ela é atendida, mas a cirurgia dela já tem dois anos que nada. (...) Ela não quer mais estudar, não quer fazer nada, se sente incapaz”.
Em nota, o Hospital do Olho informou que registra um volume diário de mil a dois mil atendimentos, funcionando de domingo a domingo, e que durante cinco anos de funcionamento realizou mais de seis milhões de atendimentos, quatro milhões de exames, 90 mil cirurgias de cataratas e 800 de estrabismo.
Ainda segundo a unidade, a grande procura faz com que o hospital chegue a atender, hoje, uma demanda de 60% de pacientes vindos de outros municípios, e que o problema só será resolvido quando outras cidades começarem a investir em unidades especializadas.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.