INCA convoca população a doar sangue para reabastecer banco

O instituto registrou redução de 30% nas bolsas de sangue coletadas em setembro

Karol Neves*

A doação de sangue é fundamental para aumentar os estoques Marcelo Camargo/Agência Brasil
A doação de sangue é fundamental para aumentar os estoques
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) convoca a população para reabastecer o banco de sangue, que necessita de, pelo menos 70 doações por dia, de todos os tipos sanguíneos. Em setembro deste ano, o Instituto registrou redução de 30% nas bolsas de sangue coletadas, no comparativo com o mesmo período de 2021. De acordo com o INCA, o dado é preocupante diante do número de feriados que se aproxima em novembro.

“Precisamos que as doações de sangue sejam regulares. Os protocolos de tratamento devem ser mantidos e o sangue disponibilizado no exato momento que o paciente precisar. A queda acentuada tem um grande impacto no tratamento dessas pessoas”, reforça a chefe do setor de hemoterapia do INCA, Iara Motta.

Durante o mês de setembro, o Instituto registrou queda de 272 bolsas de sangue em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, pouco mais de 7 mil doações foram coletadas ao longo de deste ano, mil a menos do que em 2021.

O INCA atende 60% de todos os casos de câncer da capital e as doações são fundamentais para garantir o suporte aos pacientes das quatro unidades assistenciais.

O atendimento no Instituto é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e sábados, das 8h às 12h. O serviços de hemoterapia funciona na Praça da Cruz Vermelha 23, 2º andar, no Centro do Rio. Para mais informações o doar pode entrar em contato pelos números 3207-1580 ou 3207-1021.

*Sob supervisão de Natashi Franco