Band Rio

50 linhas de ônibus são monitoradas pela Prefeitura do Rio até o fim de outubro

Das 6.477 linhas apenas 46% estão em operação na capital fluminense

Beatriz Duncan (sob supervisão)

Segundo a Secretaria, do total de 496 linhas, apenas 132 operam de acordo com a frota determinada
Segundo a Secretaria, do total de 496 linhas, apenas 132 operam de acordo com a frota determinada
Reprodução/TV Band

Até 31 de outubro, a Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Transportes vai monitorar, via GPS, 50 linhas de ônibus que circulam na capital fluminense para garantir que a frota mínima dos transportes esteja nas ruas. Multas eletrônicas serão aplicadas às empresas que não rodarem com o número de ônibus determinado. Os quatro consórcios da cidade vão ser observados: Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz. O projeto vai acontecer em três fases.

A primeira fase começou nesta terça-feira (19) com o monitoramento das primeiras linhas. A segunda acontece entre os dias 01 e 14 de novembro. Nesta etapa, outras 47 linhas vão entrar em fiscalização. A partir de 15 de novembro, todos os itinerários serão monitorados. Serviços irregulares vão ser punidos de forma automática.

"A gente recebe várias reclamações da população falando que as linhas de ônibus não estão passando no ponto, que passageiros estão tendo dificuldade de chegar no trabalho. Então agora a gente vai conseguir ver essa realidade de todas as linhas quando a pessoa está saindo para o trabalho ou voltando para casa. A gente vai multar todas as linhas automaticamente todos os dias", afirma a secretária municipal de Transportes Maína Celidonio.

Segundo a Secretaria, 6.477 ônibus deveriam estar em circulação, mas apenas cerca de 3 mil estão operando. Do total de 496 linhas, apenas 132 operam de acordo com a frota determinada. Desde o início de outubro, 82% das linhas receberam infrações. 68 multas foram aplicadas no total.