Longas filas de espera no SISREG dificultam atendimento de pacientes

Quase 180 mil pessoas esperam por um procedimento no sistema, que foi criado para facilitar a marcação de consultas, exames e internações.

*Ana Clara Prevedello e Amanda Martins

Filas de espera prejudicam o atendimento de quase 180 mil pessoas no Sistema de Regulação do Rio de Janeiro.

O serviço foi criado em 1999 para informar as centrais de regulação nos municípios do Rio e marcar consultas, exames e internações de forma simples e rápida. Mas o tempo mínimo de espera, atualmente, é de 77 dias.

Um erro no aplicativo do SISREG fez a autônoma Jéssica Eline voltar para o final da fila. Desde junho, ela aguarda por uma cirurgia dentária. Enquanto não consegue marcar o procedimento, segue com sangramentos e fortes dores.

“Consegui (um procedimento) em julho para fazer perto de casa, no Rocha Faria. Agora, quando eles mostram a data, diz que eu vou ter que ir para o Salgado Filho. Tô tomando remédio pra dor todo o dia, porque sangra, eu tenho que tomar água com cuidado, comer com cuidado, qualquer coisa que bate no local dói”, conta.

O paciente que busca marcar atendimento deve ir até uma unidade primária do serviço, onde receberá um diagnóstico. Procedimentos de baixa complexidade são inscritos no SISREG da rede municipal, e os de média e alta complexidade vão para o Sistema Estadual de Regulação.

(FOTO QUE EXPLICA O SISTEMA)

Em outubro do ano passado, a Prefeitura do Rio inaugurou o Super Centro de Saúde, em Benfica, com a promessa de zerar a fila do SISREG até junho de 2023. Na época, 150 mil pessoas estavam na fila. Atualmente, o número já aumentou em 30 mil.

“O que nós vemos no Sistema Único de Saúde é que há filas, muitas filas diferentes, para os diferentes procedimentos, crônicas, né? É necessário que o SUS consiga dar conta de ofertar uma quantidade maior de serviços”, explica Artur Monte Cardoso, especialista em Gestão de Saúde Pública pela UFRJ.

Jorge Batista, aposentado, aguarda há 30 dias por dois procedimentos. “Alguém tem que apresentar uma solução”, lamenta.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio afirmou que "houve redução da fila em 40% e o tempo médio de espera que se encontrava em 160 dias em 2020, está em 77 dias em maio/2023". A pasta também destacou que "vem ampliando sucessivamente o número de vagas não só no Super Centro, mas em toda a rede própria, além dos contratos com a rede credenciada".

Confira a resposta da SMS na íntegra:

"A Secretaria Municipal de Saúde divulga os dados de fila, oferta e demanda no SISREG no Portal de Transparência SISREG (smsrio.org/transparência). Houve redução da fila em 40% e o tempo médio de espera que se encontrava em 160 dias em 2020, está em 77 dias em maio/2023. Entre 2021 e 2022, houve um incremento de 1.176.098 procedimentos no SISREG, o que representa um aumento de 35%. Somente nos sete primeiros meses de 2023, já foram ofertadas 1.289.503 vagas no sistema, totalizando uma ampliação de 38% na oferta de vagas em relação ao ano anterior.

Em 2023, após a inauguração do Super Centro Carioca de Saúde, foi identificada uma demanda adicional de mais de 104 mil pessoas por mês no SISREG. A SMS vem ampliando sucessivamente o número de vagas não só no Super Centro, mas em toda a rede própria, além dos contratos com a rede credenciada. O compromisso da SMS é diminuir o tempo de espera dos usuários para realizar consultas, exames e procedimentos, com o objetivo de fazer a fila andar".

*Sob supervisão de Christiano Pinho.