Band Rio

Menina de quatro anos é baleada durante troca de tiros na Taquara

A criança estava voltando da escola com a mãe quando foi atingida pelo disparo

Pedro Cardoni*

Alice Rocha está internada com estado de saúde grave
Alice Rocha está internada com estado de saúde grave
Reprodução/Redes Sociais

Uma menina de quatro anos foi baleada na cabeça durante um confronto entre policiais e criminosos na Taquara, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (1). A vítima foi internada no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio, e apresenta um estado de saúde crítico, porém estável.

Alice Rocha foi atingida enquanto voltava da escola com a mãe e parou para comprar pipoca. Os policiais afirmam que foram até a região para investigar uma denúncia de extorsão na área, que tem forte atuação da milícia. Ao chegar no local, os agentes foram recebidos com tiros e houve troca de tiros.

Familiares de Alice clamam por justiça e acusam os policiais de não prestar socorro à vítima e pedir para comerciantes da região apagarem imagens das câmeras de segurança.

“Muita ruindade, muita maldade o que fizeram com a minha neta. No momento, a gente só tá pedindo oração por ela. Quero justiça, isso não pode ficar impune, seja milícia, polícia, bandido, seja o que for. Vai ter que pagar por isso, tem muita criança inocente pagando por uma guerra que não é nossa", lamentou Gloria Ferreira, avó da vítima.

Nas redes sociais, um vídeo gravado por testemunhas do caso mostra o desespero da população com os ferimentos de Alice.

Uma perícia foi feita no local e testemunhas do caso prestaram depoimento. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), também solicitou as imagens de câmeras de segurança da região para verificar a origem do tiro que atingiu a criança. Durante a ação dos policiais, uma pessoa foi presa e uma pistola e um carro roubado foram apreendidos.

ALICE NÃO É UM CASO ISOLADO

De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, quatro crianças foram baleadas na região do Grande Rio neste ano. Entre elas, três ficaram feridas e uma morreu. O balanço aponta que todas as vítimas foram atingidas por balas perdidas.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco