Band Rio

Menores que praticavam roubos e furtos a residências de luxo são apreendidas

Moradoras de São Paulo, elas praticaram os delitos no Rio de Janeiro e em Recife

Thales Teixeira (Sob supervisão de Natashi Franco)

Adolescentes são integrantes de uma quadrilha de furtos e roubos a residências de luxo
Adolescentes são integrantes de uma quadrilha de furtos e roubos a residências de luxo
Foto: Reprodução/Policia Civil

Duas adolescentes, integrantes de uma quadrilha de furtos e roubos a residências de luxo, foram apreendidas em Recife e trazidas para o Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (2). As jovens de 15 e 16 anos, moravam em São Paulo e tentavam entrar nos prédios alegando ser parentes ou visitantes dos donos dos apartamentos.

“O modus operandi da referida organização criminosa, se dá mediante ao ingresso de um ou dois integrantes do grupo, nos edifícios. Sempre tentando burlar o sistema de segurança, ou seja, o controle de visitantes, realizado pelos porteiros, se passando por visitantes ou parentes de moradores daquele edifício. Após o ingresso, arrombam a porta com emprego de uma chave de fenda e fazem uma varredura no imóvel visando subtrair dinheiro em espécie, joias e relógios de luxo”, explicou a delegada Natacha Alves de Oliveira.

Recentemente, uma das adolescentes tentou entrar em um prédio na Avenida Boa Viagem, em Recife, mas não foi autorizada e o porteiro não liberou a entrada dela. Em outra oportunidade, na mesma região de Recife, as duas menores foram flagradas no momento em que tentavam invadir um outro imóvel com uma chave de fenda.

“As autoras foram capturadas em Recife, na Praia de Boa Viagem, onde elas tentavam efetuar uma nova empreitada criminosa, ou seja, elas tentavam ingressar em um edifício para promover o arrombamento da porta com emprego de chave de fenda”, afirmou a delegada.

A organização criminosa é responsável por 45 furtos e dois roubos a apartamentos de luxo no Rio de Janeiro e também em Recife.

“O grupo criminoso, se vale do recrutamento de adolescentes para a prática da execução material desse delito. Com isso, o ingresso nos edifícios, com frequência, é realizado por esses adolescentes, tendo em vista, inicialmente, a questão da maior “passabilidade” que eles apresentam, tendo em vista a aparência, apresentar ali uma suposta menor ofensividade. Então eles levantam menos suspeitas, e os porteiros liberam o ingresso” explicou a delegada.

As investigações mostram que, durante os meses de outubro e novembro, os criminosos, com participação das duas meninas, agiram nos bairros de Copacabana, Leblon, Ipanema e Gávea, na Zona Sul da capital fluminense.

As adolescentes serão apresentadas à Vara da Infância e da Juventude e encaminhadas ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas. Outros cinco criminosos, da mesma quadrilha, foram presos em São Paulo, na semana passada.