Band Rio

Ministério da Saúde atrasa entrega de doses e surto de gripe lota hospitais

Vacinas devem chegar até o final desta semana no Rio

Thales Teixeira (Sob supervisão de Natashi Franco)

Hospitais e UPAs ficaram superlotados
Hospitais e UPAs ficaram superlotados
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A nova remessa de doses da vacina contra a gripe, ganhou uma nova previsão para chegar ao Rio de Janeiro. Segundo o Ministério da Saúde (MS), os 160 mil imunizantes devem chegar até o final desta semana no estado.

A campanha de vacinação está parada desde a última sexta-feira (3) por conta da falta de doses.

Enquanto isso, o surto de gripe lota os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento do Rio. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que a média está em mil atendimentos por dia de pacientes com sintomas de gripe.

Com esse cenário, a SES reforçou as UPAs estaduais instalando tendas para atendimento exclusivo de casos de sintomas de Influenza. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai contratar 350 profissionais de saúde para ajudar no atendimento.

Mesmo assim, a situação é caótica em várias unidades. Muitas pessoas com sintomas diferentes dos da gripe reclamam da falta de atendimento.

“A minha filha está vindo com bronquite, cansada. E cadê o médico? Não tem médico, mandam ir para a UPA de Marechal, chega lá é a mesma coisa. A fila quilométrica. A gente não consegue ser atendido. Aqui nunca tem nada”, reclama Marilúcia Gomes, de 62 anos. A dona de casa tentou atendimento na UPA de Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio, para a filha e não encontrou médico na unidade.