Na manhã desta quinta-feira (30), Marcelo Cruz, morador do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, foi surpreendido por um jacaré, literalmente, na porta de casa, ao tentar sair para passear com a cachorra.
"Eu estava saindo para passear com a cachorra, por volta de 5h30 da manhã, e no que eu abri a porta eu tomei um susto, porque ele (jacaré) estava deitado no tapete da entrada da porta. O primeiro reflexo, naturalmente, foi de fechar a porta correndo e tentar entender o que estava acontecendo", relatou Marcelo Cruz, morador que teve o encontro com o jacaré.
Marcelo que mora no térreo do prédio, ainda relatou a aparição de outros animais, como gambás e micos, mas afirmou que foi a primeira vez que viu um jacaré dentro do condomínio.
"Esses animais estão aqui há muito mais tempo do que a gente. São animais silvestres. Conforme vão ocorrendo obras, melhorias, eu acredito que eles venham procurar abrigo, comida. Aqui nessa área do Recreio tem muito jacaré, mas dentro do condomínio, eu, particularmente, nunca vi. Essa é a primeira vez que acontece", contou ele.
Os bombeiros informaram que foram acionados por volta de 6h20 da manhã e que o animal foi resgatado e devolvido ao habitat natural.
Aparições de animais silvestres em áreas urbanas vem acontecendo com frequência na cidade do Rio. Na tarde de quarta-feira (29), uma capivara foi flagrada na Praia de Ipanema, na Zona Sul. Na ocasião, os bombeiros ajudaram o animal a voltar para a Lagoa Rodrigo de Freitas.
"A gente tem que entender que o crescimento urbano, principalmente na região da baixada de Jacarepaguá, está tomando, progressivamente, o espaço que era do jacaré, da capivara, de uma série de animais, que vão tendo seu ambiente reduzido. Muitas vezes o jacaré não tem espaço para se alimentar, para se reproduzir, para tocar sua vida. Então ele tem que buscar outras alternativas, e muitas vezes o animal se vê perdido na selva de pedra", explicou o ambientalista Mário Moscatelli.