Moradores afetados pelo rompimento de adutora em Santíssimo seguem sem água

O acidente aconteceu no sábado (25). 28 famílias estão desalojadas e 261 pessoas precisaram de atendimento da Assistência Social

Júlia Zanon*

Moradores afetados pelo rompimento de adutora em Santíssimo seguem sem água
Rua alagada depois do rompimento de adutora
Reprodução / Redes Sociais

A limpeza das casas impactadas pelo rompimento da adutora na Estrada do Lameirão, em Santíssimo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, deve ser concluída nesta segunda-feira (27). O acidente aconteceu no último sábado (25) e inundou as residências e as vias da região. Vinte e oito famílias seguem desalojadas e seis bairros próximos ao local estão sem água.

Além de Santíssimo, os outros locais afetados pela falta de abastecimento foram: Senador Vasconcelos, Senador Camará, Campo Grande, Guaratiba e Ilha de Guaratiba, e alguns bairros em outras áreas de concessão. A previsão da Rio+Saneamento é que o retorno da prestação de serviços seja gradual, primeiro nas regiões mais afetadas.

O rompimento da adutora aconteceu na Estrada do Lameirão por volta das 8h do sábado. Água e esgoto atingiram a região e dezenas de moradores perderam seus pertences. Além dos desalojados, 261 pessoas precisaram de atendimento da Assistência Social. Três imóveis foram interditados.

O acidente não deixou vítimas. Apenas uma pessoa precisou ser encaminhada ao Hospital Municipal Rocha Faria, mas já teve alta.

A Secretaria de Conservação continua realizando limpeza da galeria pluvial e trabalhando na desobstrução dos bueiros.

A Estrada do Lameirão segue interditada para o conserto da adutora entre a Avenida Brasil e a Rua Itaquê. O bloqueio está sendo feito no acesso pela Avenida Brasil e pela Estrada da Posse, com acesso liberado somente para moradores.

A concessionária Rio+Saneamento conseguiu conter o vazamento no próprio sábado.

Em caso de dúvidas, os moradores das localidades afetadas podem contar com os canais de atendimento da concessionária: o telefone 0800 772 1025, que oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp, o aplicativo Cliente Rio+ e o site.

*Sob supervisão de Helena Vieira