Cerca de 80 moradores em situação de rua vão ter uma tarde especial nesta sexta-feira (9). Eles vão assistir filme “Os Primeiros Soldados”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), às 14 horas, no Parque do Flamengo, na Zona Sul do Rio.
Eles são do Centro Pop Bárbara Calazans e acolhidos na rede de ‘Albergues + Tempo’. Ao final da sessão, o grupo participará de uma roda de conversa para refletir sobre o tema do filme, com a psicóloga Alice Schimidt. O evento ainda vai contar com pipoca e refrigerante.
O filme retrata o drama do jovem Suzano que ao se sentir doente inicia uma busca, sozinho, para descobrir aquilo que mais tarde viria a ser conhecido como o HIV/AIDS. Além dessa exibição, o projeto prevê outras oportunidades para frequentar o MAM. No dia 14 de outubro, o grupo vai poder assistir o filme “Que horas ela volta” e no dia 18 de novembro, o filme exibido será “Temporada”.
A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, faz parte do CINE POPCORN, projeto que, semanalmente, promove sessões de cinema para pessoas em situação de rua e abrigados, no Centro Pop Bárbara Calazans.
“A cultura e a arte são importantes mecanismos para favorecer a transformação e a inclusão social desses indivíduos. Para isso, a nossa gestão investe em parcerias como a do MAM que vem promovendo a convivência e, ao mesmo tempo, fortalecendo esses vínculos”, comentou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas Pucú.
Os filmes são escolhidos pela equipe técnica e/ou pelo grupo. Além das sessões, o projeto prevê rodas de conversas para que possam refletir sobre o tema abordado e relacionar com assuntos do cotidiano dos participantes.
*Sob supervisão de Natashi Franco