O motociclista Danyel Borges, de 22 anos, prestou depoimento hoje (10) à Polícia Civil pelo atropelamento que matou a idosa Sheila Lima, de 76 anos, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Imagens flagraram o jovem empinando a moto que dirigia segundos antes de atingir a vítima.
Sheila teve múltiplas fraturas e estava internada no Hospital Albert Schweitzer desde o acidente, que aconteceu no último dia 31. Ela não resistiu aos ferimentos e faleceu na segunda-feira (7). A idosa estava a 60 metros de distância de casa. Ela havia saído para comprar uma quentinha.
“Nós achávamos que a mãe tinha mais 20 anos de vida, porque ela era muito saudável. Não era pessoa doente. E então foi ceifada antes da hora”, lamentou o filho de Sheila, Marcos Vinícius de Almeida.
No vídeo, Danyel sai andando para o outro lado da calçada após atropelar a idosa. Pouco tempo depois, amigos do jovem retiraram a moto do local, sem aguardar pela perícia.
O caso foi inicialmente registrado como um acidente de trânsito, mas será modificado para homicídio. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o ato de empinar a moto é considerado uma infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir.
“Pelas imagens, a gente pode perceber que ele estava, primeiro, na contramão. Segundo, me parece que ele estava em um excesso de velocidade. Ou seja, ele estava excessivamente em uma direção perigosa, o que pode levar ele a responder pelo dolo eventual (quando alguém assume o risco de infringir a lei penal)”, explica o advogado Mozar Carvalho.
A moto de Danyel foi apreendida. A polícia ainda vai definir se o homicídio será culposo ou doloso após as perícias.
“Justiça. Olhem com carinho para o acidente da minha mãe, para conseguirmos prender esse indivíduo”, concluiu Marcos.
A Band Rio tenta contato com a defesa de Danyel.
*Sob supervisão de Christiano Pinho.