Motorista de Uber agride passageiro negro após suspeitar que ele estava armado

Suposta arma era, na verdade, uma garrafa de whisky

Karol Neves*

Motorista de Uber agrediu passageiro de 18 anos.  Reprodução
Motorista de Uber agrediu passageiro de 18 anos.
Reprodução

Um motorista de Uber foi flagrado agredindo um passageiro negro, de 18 anos, durante uma corrida, na noite da última quinta-feira (17), em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O caso aconteceu depois que o agressor suspeitou erroneamente que o jovem estava armado, mas, na verdade, o objeto era uma garrafa de whisky. 

De acordo com a 20ª DP (Vila Isabel), o caso foi registrado como lesão corporal e injúria racial. Os envolvidos e uma testemunha foram ouvidos, e a vítima, foi encaminhada para exame de corpo de delito. Após o laudo do exame, o caso será enviado à Justiça.

Em nota, a Uber afirmou que “não tolera qualquer forma de discriminação. Em casos dessa natureza, a empresa encoraja a denúncia tanto pelo próprio aplicativo quanto às autoridades competentes e se coloca à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei. A conta do motorista parceiro já foi temporariamente desativada, enquanto aguardamos pelas apurações. A Uber busca oferecer opções de mobilidade eficientes e acessíveis a todos. A empresa reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o app”. 

*Sob supervisão de Myllena Amorim