A partir desta quarta-feira (3), a rede municipal de ensino de Nova Iguaçu dá início às aulas presenciais pela primeira vez na pandemia. Em um primeiro momento, o ensino híbrido será adotado. 121 das 143 escolas já estão prontas para receber alunos. As outras 20 restantes estão em fase de ajustes finais.
O formato de ensino de cada aluno será determinado através de um rodízio. Cada turma será dividida em dois grupos. O revezamento vai acontecer semanalmente.
Com esse retorno, surgem também dúvidas quanto ao progresso de cada aluno depois de quase dois anos de ensino remoto. Por isso, para conseguir nivelar as turmas de acordo com aprendizado de cada grupo, uma avaliação diagnóstica vai ser aplicada por cada professor para poder equilibrar da melhor forma o ensino. Amplificadores de voz também foram disponibilizados para que a comunicação entre o educador e os alunos não seja prejudicada pelo abafamento da voz com proteção facial.
“(A avaliação diagnóstica vai ser aplicada) para a gente poder entender quais são as fragilidades (dos alunos), o que de fato a gente precisa focar dentro de todo o conteúdo e automaticamente a gente vai ter ali um reforço escolar mais direcionado para diminuir as diferenças (entre os estudantes) e automaticamente ter o nivelamento das turmas”, afirma a secretária municipal de Educação de Nova Iguaçu, Maria Virginia Andrade Rocha.
Para que a volta fosse autorizada, medidas sanitárias foram implementadas por cada uma das escolas, segundo determinação da Secretaria Municipal de Educação. Entre as medidas estão: medição da temperatura, substituição de bebedouros por torneiras para que cada aluno possa encher garrafas de água além da disponibilização de máscaras faciais. O uso da proteção é obrigatório.