Band Rio

Número de homicídios dolosos diminui e chega ao menor resultado em 31 anos

Dados do ISP apontam para a redução de 7% em relação a 2020

Caroline Nunes (sob supervisão de Natashi Franco)

Os dados são do ISP Rio
Os dados são do ISP Rio
Reprodução/ Agência Brasil

Entre janeiro e agosto de 2021 houve uma redução no número de homicídios no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto de Segurança Pública, o resultado é o menor dos últimos 31 anos e 7% menor que em 2020. Apesar dos dados serem esperançosos para o cenário de violência do estado, a quantidade de pessoas desaparecidas vem aumentando nos últimos meses, segundo dados divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado.

Os primeiros oito meses de 2021 totalizaram 2.240 mortes, o menor valor acumulado desde 1991. Só em agosto o número de homicídios foi de 258, o que aponta para uma redução de 1% em comparação com o mesmo mês de 2020.

Houve também redução no indicador de crimes violentos letais, como homicídio doloso, roubo e lesão corporal seguidos de morte, com um total 2.338 vítimas. Os resultados são os menores acumulados desde 1999. Na comparação com o acumulado do mesmo período do ano anterior a redução fica em 6%.

Segundo o Instituto Fogo Cruzado no mesmo período de redução no número de mortes por homicídio, houve um crescimento no número de pessoas desaparecidas e cemitérios clandestinos. Somente em 2020 houve crescimento de 37% no negócio ilegal.