Ônibus elétricos começam a circular em Niterói como teste

Serão 60 dias rodando pelas ruas para entender se eles atendem às necessidades da população

Rafaella Balieiro (sob supervisão de Natashi Franco)

Vinte motoristas foram treinados e doze foram selecionados Divulgação/ Prefeitura de NIterói
Vinte motoristas foram treinados e doze foram selecionados
Divulgação/ Prefeitura de NIterói

Quem passar pelas de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, a partir de amanhã, poderá encontrar ônibus elétricos circulando nas linhas municipais. Nessa segunda-feira, a Prefeitura iniciou uma fase de testes operacionais que vai durar 60 dias. A empresa Caio Induscar cedeu modelos de coletivos elétricos para serem testados no dia a dia. O plano é substituir 10% da frota, reduzindo a emissão de gases poluentes.

Até o primeiro semestre do próximo ano, Niterói quer substituir pelo menos 5% da frota total de veículos movidos a óleo diesel. De acordo com o Instituto de Pesquisa Aplicada, um litro de diesel em combustão produz cerca de 3,2kg de CO2. Os ônibus elétricos têm zero emissão de poluentes na atmosfera.

"Estamos testando as diferentes tecnologias para termos certeza de que a autonomia e os parâmetros técnicos, que são anunciados pelos fabricantes, são os adequados para Niterói. O ônibus elétrico é uma solução muito mais sustentável que os ônibus a diesel, com zero emissão de gases na atmosfera, e uma solução que tem a ver com o nosso compromisso climático para Niterói", comentou o prefeito da cidade Axel Grael.

Apesar do teste iniciar com uma única empresa montadora de ônibus, a Prefeitura pretende dar oportunidade para que outras concorrentes também mostrem os coletivos elétricos. A ideia é descobrir qual dessas se adapta melhor às necessidades do município.

Pautas de sustentabilidade já estão sendo pensadas há algum tempo em Niterói. A adoção dos ônibus elétricos pode reduzir 115 toneladas de gases estufa na atmosfera por ano, a cada veículo coletivo a diesel que deixa de circular.

"O setor de mobilidade gera muitas emissões de gases do efeito estufa. Por isso, consideramos esse projeto de uso de ônibus elétricos fundamental para a gente reduzir as emissões de gases na cidade. Cada ônibus elétrico deixa de emitir 115 toneladas de carbono por ano. Isso equivale ao plantio de 800 árvores para retirar esse carbono da atmosfera", comentou o secretário do Clima, Renato Barandier.

As primeiras linhas municipais a receber os veículos inovadores serão a circular 49, com ponto final no bairro do Fonseca e as linhas 61 e 62, com destino em Icaraí e Santa Bárbara. Motoristas de empresas da cidade foram treinados para participarem da fase de teste.

De acordo com a subsecretaria de Mobilidade, as viagens serão acompanhadas por um especialista na tentativa de entender as opiniões dos usuários. O preço da passagem permanece o mesmo para os passageiros, R$ 4,05.