Operação do Governo do Estado mira em crimes nos ferros-velhos

Estabelecimentos na BR-101, em Itaboraí, foram alvo de apreensões durante fiscalização.

Bruna Carvalho e Nicolle Timm

Carcaças de carros irregulares, pneus, peças, entre outros itens foram apreendidos em dois ferros-velhos, nesta quarta-feira (23), durante operação de uma força-tarefa do Governo do Estado.

A ação foi a primeira realizada pelo grupo. A força-tarefa foi criada na semana passada e é coordenada pelo Detran, com participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual do Ambiente e Secretaria de Fazenda.

Dois dias antes, os agentes estiveram nos dois locais, às margens da BR-101, em Itaboraí, e flagraram peças de um carro roubado na semana passada, em Niterói. No outro, havia óleo de motor pingando da sucata no chão, o que é considerado crime ambiental. Agora a força-tarefa voltou aos ferros-velhos para recolher os itens e levá-los para reciclagem.

"Esse material todo vai ser pesado, prensado e reconduzido para reaproveitamento de uma empresa dessas grandes de fundição", explica Glaucio Paz da Silva, corregedor do Detran.

Os estabelecimentos ainda estavam operando irregularmente. Um deles sequer tinha alvará de funcionamento, cadastro no Detran e autorização dos bombeiros. O outro chegar a entrar com a documentação para cadastro no Detran, mas foi reprovado.

Na segunda-feira (21), a polícia já havia prendido os donos dos ferros-velhos. Um deles pagou fiança e vai responder em liberdade por receptação e crime ambiental. O outro foi autuado por receptação e associação ao tráfico.

No mês passado, uma campanha educativa já vinha sendo feita nos ferros-velhos, mas a partir de agora dão lugar às ações de fiscalização para combater as irregularidades.

Confira a reportagem completa no vídeo acima.