Band Rio de Janeiro

Operação da PF apura fraudes na compra de teste de Covid na Baixada Fluminense

Ao todo, sete municípios são investigados por superfaturamento na compra de insumos contra a Covid-19. Contratos passam dos 20 milhões de reais

Rafaella Balieiro (sob supervisão)

Um dos bens apreendidos na ação  Divulgação/ Polícia Federal
Divulgação/ Polícia Federal

Sete municípios do Rio de Janeiro são alvos de uma operação da Polícia Federal que apura fraudes em licitações para a compra de kits de teste rápido da Covid-19. Rio de Janeiro, Japeri, Laje de Muriaé, Nilópolis, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Mesquita são as cidades investigadas nessa ação.

Cerca de 120 agentes federais estão nas ruas para cumprir 26 mandados de busca e apreensão. Nessa fase da operação, a PF não pretende cumprir prisões de envolvidos nas fraudes. A investigação é um desdobramento de uma operação de 2020 que descobriu contratos com preços superfaturados na Prefeitura de Japeri, Baixada Fluminense.

Três empresas que ainda não tiveram os nomes divulgados estão envolvidas nessa fraude. A Polícia Federal ainda descobriu que essas prestadoras de serviço também participaram de processos de licitação em outras cidades do estado.

“O objetivo é desarticular um esquema criminoso que usa fraudes em procedimentos licitatórios. Os contratos somam um montante de mais de R$20 milhões, a gente hoje buscou sequestro de bens, de veículos e bloqueio de contas, para evitar prejuízo honorário”, comentou um dos agentes à frente da ação. 

Em nota, os municípios do Rio e de Japeri informaram que esses processos investigados aconteceram na gestão anterior. Já a Prefeitura de Nilópolis negou que buscas e apreensão tenham sido realizadas na cidade. Os outros municípios não responderam ao contato até o fechamento desta matéria.