Band Rio de Janeiro

Outubro Rosa: lei regulamenta a doação de cabelos para confecção de perucas

Ação auxilia auto-estima de mulheres que enfrentam tratamentos de quimioterapia

Giovana Kebian*

Luísa cortou o cabelo para doação Arquivo pessoal
Luísa cortou o cabelo para doação
Arquivo pessoal

No mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, O Outubro Rosa, o Governo do Rio aprovou a lei que regulamenta a doação de cabelos para confecção de perucas destinadas às pessoas que passam por quimio e radioterapia, tratamentos que provocam a queda capilar. A medida cria um cadastro com entidades do terceiro setor aptas para receber os fios. Além disso, também promove a capacitação de pessoas e instituições interessadas em trabalhar na confecção de perucas, auxiliando na geração de mais empregos.  Segundo a presidente da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros, a lei trouxe mais transparência ao processo de doação de cabelos.

“O ponto fundamental é que tudo precisa estar publico, então as pessoas precisam mostrar quanto quilos receberam e doaram. Isso é inédito e muito inovador”, explicou ele.

Ele também acredita que a regulamentação poderá inibir pessoas de usarem a solidariedade alheia como valor comercial.  A estudante de Direito Luísa Rainho decidiu doar os cabelos depois que a mãe dela descobriu o diagnóstico de câncer de mama.

“Acompanhei a luta dela. Para ela se sentir bem com a queda de cabelo, decidi doar para uma instituição como um gesto em homenagem a ela”, conta Luísa. 

?Mais de 8.000 perucas foram doadas pela Fundação Laço Rosa desde o início da criação, em 2011. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é a principal causa de morte feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, que perde para o câncer de colo de útero. O Ministério da Saúde recomenda a realização anual do exame de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, como forma de se previnir da doença.

Ações comemorativas  

Em homenagem à campanha, o Cristo Redentor ficou cor-de-rosa durante os dias 04 e 05 de outubro.

A praça do pedágio da Linha Amarela também adotou as cores da campanha.

*Sob supervisão de Natashi Franco