A pedra fundamental do Museu Cristo Redentor foi inaugurada no Santuário Cristo Redentor, em Santa Teresa, na Zona Central do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (29). O evento acontece em homenagem ao 176º aniversário de Princesa Isabel, muito importante para a história do monumento.
A celebração deu inicio com uma missa no local onde o museu vai funcionar e foi presidida pelo Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor. A programação da inauguração ainda contou com a apresentação do Coro da Princesa, o coral oficial do Cristo Redentor.
"Essa celebração será um marco na história do Santuário Cristo Redentor. O Museu Cristo Redentor é um legado da Festa dos 90 anos do Monumento e é a primeira ação da caminhada rumo ao Centenário. Neste dia histórico em que celebramos o aniversário daquela que foi a precursora da história do grande símbolo religioso do Brasil", comentou Padre Omar.
A homenagem à Princesa Isabel aconteceu devido a recusa da proposta da construção de um monumento chamado "A Redentora" no monte Corcovado, após a assinatura da Lei Áurea, que colocou o fim na escravidão no Brasil. No lugar disso, a filha do imperador Dom Pedro II ordenou a criação de uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus que, para a princesa, era o verdadeiro "redentor dos homens".
O MUSEU
O Museu Cristo Redentor vai expor os mais de 90 anos de história de um dos maiores patrimônios culturais do mundo. O local vai funcionar no 4º andar do Centro de Visitantes Paineiras, no Alto da Boa Vista. A organização de todo o acervo do museu será realizada pelo Núcleo de Acervo e Memória do Santuário Cristo Redentor.
"Estamos diante de um imenso desafio e isto nos motiva muito. Estar aos pés do Cristo Redentor, enxergar toda a beleza da cidade, já é uma experiência inigualável. Nossa missão é conceber um ambiente que acrescente aos visitantes do Cristo Redentor uma nova emoção", afirmou Daniel Grazzo, fundador da Mude S.A., empresa parceira na construção e gestão do Museu Cristo Redentor.
*Sob supervisão de Natashi Franco