Polícia Federal do Rio prende islandês por tráfico internacional de drogas

Durante a operação Match Point, sete pessoas foram presas. Foram expedidos 49 mandados de busca e apreensão e 33 de prisão preventiva em dez estados brasileiros

Júlia Zanon*

Polícia Federal do Rio prende islandês por tráfico internacional de drogas
Polícia Federal realiza operação Match Point
Reprodução/ Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu sete pessoas, dentre eles, um criminosos islandês residente no Brasil, nesta quarta-feira (12). Os criminosos são acusados de fazerem parte de uma quadrilha responsável por lavagem de dinheiro de tráfico internacional de drogas. Ao todo, foram expedidos 49 mandados de busca e apreensão e 33 de prisão preventiva, em dez estados brasileiros.

A operação Match Point tinha o objetivo de desarticular a quadrilha, que atuava, principalmente, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Rio Grande do Norte. Cerca de 250 agentes estavam envolvidos na ação de hoje.

"A operação iniciou depois de algumas informações que tivemos sobre uma locação no hangar, no Aeródromo de Porto Belo. E acabamos localizando uma organização criminosa atuando aqui no sul de Santa Catarina, principalmente na lavagem de dinheiro, com compra de imóveis e construindo imóveis aqui também", declarou o delegado Nelson Luiz Confortin Napp. Segundo ele, a partir dessas informações, a investigação se estendeu para os outros estados do Brasil.

"A operação contou, também, com cooperação internacional da Itália, através da Interpol, e com a Islândia, através dos escritórios vinculados à Europol", disse a delegada da PF, Aletea Vega Marona Kunde. Representantes da polícia da Islândia acompanharam a operação.

"Essa organização criminosa é muito peculiar porque ela vende todos os tipos de droga, tanto em pequenas, como em grandes quantidades. Também fazem importação e exportação de drogas, haxixe, maconha, cocaína. O modo marítimo é a utilização de veleiros que vem da Europa, que carregam haxixe na costa africana e acabam desembarcando no nordeste do Brasil. É uma operação bem grande", afirmou o delegado Nelson Luiz.

Também foi realizado o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas físicas, sequestro de 57 bens, sendo imóveis, veículos e embarcações e foram apreendidos 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk. Os materiais sequestrados pela PF podem superar R$ 150 milhões.

Entre os crimes apurados até agora, estão a lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico. As penas acumuladas desses crimes podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

LOCALIDADES DOS MANDADOS E APREENSÕES

Mandados de busca e apreensão: 49 em nove estados

Santa Catarina - 10 em Florianópolis

São Paulo - 4 em Campinas, 3 em Limeira, 2 em São Paulo, 1 em Hortolândia, 1 em Piracicaba, 1 em Sumaré, 1 em São Pedro

Rio de Janeiro - 8 no Rio de Janeiro e 4 em Niterói

Minas Gerais - 3 em Belo Horizonte, 2 em Montes Claros e 1 em Contagem

Bahia - 3 em Porto Seguro

Paraíba - 1 em Cabedelo

Rio Grande do Norte - 1 em Tibau do Sul e 1 em Parnamirim

Pernambuco - 1 em Recife

Goiás - 1 em Goiânia

Mandados de prisão preventiva: 33 em seis estados

Santa Catarina - 7

São Paulo - 11

Rio de Janeiro - 6

Minas Gerais - 5

Bahia - 3

Ceará - 1

Sequestro de imóveis:

Santa Catarina - 17

São Paulo - 26

Bahia - 11

Rio de Janeiro - 3

*Sob supervisão de Helena Vieira