Polícia mira negócios ilícitos da milícia na Zona Norte do Rio

44 mandados são cumpridos na ação que contou com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar

Pedro Cardoni*

nvestigação deflagra narcomilícia do Campinho Divulgação/Draco
nvestigação deflagra narcomilícia do Campinho
Divulgação/Draco

Quarenta e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma operação da Polícia Civil contra a milícia comandada pelo criminoso conhecido como "Playboy", nesta quarta-feira (27). A ação aconteceu nos bairros Campinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, e Praça Seca, Zona Oeste do Rio. 

A milícia comandada por Diego Lucas Pereira de Campinho, o “Playboy” é uma das pioneiras na aliança com o tráfico de drogas, criando uma “narcomilícia” na região. Segundo a investigação, a organização criminosa conta com o apoio de outras facções. O grupo também suborna policiais que fazem vista grossa às ações.

“Playboy” foi preso em 2020 em uma ação da Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (DRACO-IE). Anotações e aparelhos foram apreendidos e passaram por uma análise de inteligência, comprovando práticas criminosas de extorsão, pagamento de taxas de segurança privada e de consumo de água.

Os “postos de trabalho” e de armamento do grupo também foram identificados pela investigação do material apreendido na época.

A operação faz parte da FT-1000 (Força-Tarefa dos Mil Milicianos Presos) e teve apoio da Corregedoria da Polícia Militar.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco