Portela: 100 anos da majestade do samba

A escola de samba é a primeira a chegar ao centenário no Rio de Janeiro. Ao todo, a Portela coleciona 22 títulos carnavalescos

Júlia Zanon*

Portela: 100 anos da majestade do samba
No ano do centenário, Portela conta própria história
Ismar Ingber/Riotur

A Portela comemora o centenário nesta terça-feira (11). A escola de samba é a primeira a conquistar um século de existência e a somar 22 títulos no carnaval carioca. Para celebrar, a agremiação prepara uma programação especial ao longo da semana - e do ano.

"A Portela representa tudo na minha vida. Eu sou nascido e criado dentro da escola. Hoje, já com uma certa idade, continuar aqui e ter um cargo aqui dentro da escola, é tuno na vida. Eu amo de paixão a minha Portela", disse Gerônimo Patrocínio, Zelador Espiritual da escola de samba mais tradicional do Rio.

As comemorações tiveram início na manhã de hoje, às 8h, com uma missa no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do Brasil, com integrantes da diretoria, velha guarda, passistas, carnavalescos e outros integrantes.

"É uma data marcante, não só para a Portela mas para o samba carioca de uma forma geral. É a primeira escola que faz 100 anos. Momento de recordar tudo que nossos fundadores lutaram, pela cultura popular, ao povo negro. E hoje estamos aqui aos pés do Cristo Redentor, que e um símbolo da religiosidade, da fé", declarou o presidente da escola de Samba, Fabio Pavão. A missa foi apenas para convidados. Às 19h, o santuário também fará outra homenagem iluminando o Cristo com as cores da Portela, azul e branco.

Às 18h, uma outra missa vai ser realizada na quadra de Madureira aberta para toda a comunidade. E, às 20h, a Velha Guarda da Portela fará uma apresentação na praça Paulo da Portela, em frente à Portelinha.

Como não é todo dia que se faz 100 anos, a celebração da data vai ser expandida para o final de semana. No sábado (15), um show da Velha-Guarda da Portela e outras atrações especiais vai ser apresentado no Parque Madureira e, no domingo (16), vai ocorrer um desfile comemorativo do centenário da escola, com comunidade e segmentos cantando sambas históricos, na Estrada do Portela.

Fábio Pavão, presidente da escola de samba, também garantiu que nos próximos meses novas programações serão divulgadas para comemorar o centenário.

Em fevereiro deste ano, a Portela desfilou no Sambódromo com o enredo "Azul que vem do infinito", falando sobre os 100 anos da escola. Ela ficou em 10º lugar.

*Sob supervisão de Helena Vieira