A Prefeitura do Rio vai receber 307 novos ônibus do BRT em outubro deste ano, com uma nova licitação do modal. Os veículos estão entre os 557 articulados que serão comprados pela Prefeitura do Rio para a renovação gradativa da frota na cidade. A entrega da segunda leva de ônibus está prevista para 2023.
Os ônibus articulados terão portas mais robustas e resistentes, uma cabine que separa os motoristas dos passageiros, mais espaço para os cadeirantes, telemetria, GPS, além de vídeo-monitoramento.
A compra faz parte do projeto de requalificação do sistema. Os ônibus que chegarem vão substituir os antigos, portanto, não haverá um aumento da frota. Os articulados vão atender, principalmente, a Zona Oeste da cidade.
Em março do ano passado, a Prefeitura decretou intervenção no sistema do BRT por conta da situação precária dos terminais e dos ônibus. A prefeitura administra diretamente até que um novo concessionário seja escolhido.
Uma outra licitação será lançada pela Prefeitura para saber quem vai ser a concessionária responsável pelo transporte. Um edital vai ser divulgado para definir a empresa que vai cuidar da bilhetagem do sistema.